Entre Aulas e Responsabilidades:
O Uso das TDICs por Mulheres na EJA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.138383Palavras-chave:
EJA, TDICs, Gênero, RaçaResumo
Este artigo investiga as implicações das dinâmicas de gênero, considerando a interseccionalidade entre gênero e raça, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase nas experiências das mulheres e no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Utilizando uma abordagem metodológica que integra análises quantitativas, qualitativas e de discurso, o estudo destaca diferenças nas motivações e percepções entre gêneros, com mulheres priorizando responsabilidades familiares e homens focando em objetivos profissionais. A análise das respostas dos alunos revela como o uso de TDICs, especialmente o celular, é estratégico para equilibrar os desafios educacionais e familiares, refletindo as diferenças quando consideramos gênero e raça. O estudo conclui que a implementação de políticas educacionais sensíveis às complexidades da vida dos estudantes da EJA é crucial. As conclusões apontam para a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e adaptativas que reconheçam e apoiem as necessidades específicas dos alunos, contribuindo para uma educação mais eficaz e equitativa na EJA.
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