Entre Aulas e Responsabilidades:

O Uso das TDICs por Mulheres na EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.138383

Palavras-chave:

EJA, TDICs, Gênero, Raça

Resumo

Este artigo investiga as implicações das dinâmicas de gênero, considerando a interseccionalidade entre gênero e raça, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase nas experiências das mulheres e no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Utilizando uma abordagem metodológica que integra análises quantitativas, qualitativas e de discurso, o estudo destaca diferenças nas motivações e percepções entre gêneros, com mulheres priorizando responsabilidades familiares e homens focando em objetivos profissionais. A análise das respostas dos alunos revela como o uso de TDICs, especialmente o celular, é estratégico para equilibrar os desafios educacionais e familiares, refletindo as diferenças quando consideramos gênero e raça. O estudo conclui que a implementação de políticas educacionais sensíveis às complexidades da vida dos estudantes da EJA é crucial. As conclusões apontam para a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e adaptativas que reconheçam e apoiem as necessidades específicas dos alunos, contribuindo para uma educação mais eficaz e equitativa na EJA.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rute Vera Maria Favero, UFRGS

Professora no Departamento de Ciências Exatas - Área de Informática no Colégio de Aplicação da UFRGS.

Raíssa Gabriella Wasem Cardoso, UFRGS

Mestranda em Sociologia na UFRGS, EMEF Getúlio Vargas. 

Júlia Dal Castel Piva, UFRGS

Graduação em Publicidade e Propaganda, graduanda em Pedagogia, bolsista de Iniciação Científica da UFRGS.

Referências

ARROYO (2007), Miguel Gonzalez. Juventude, produção cultural e Educação de Jovens e Adultos. In: Leôncio (org.) Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRASIL. Ministério Do Desenvolvimento e Assistência Social, Família E Combate A Fome. Secretaria Nacional de Cuidados e Família. Nota Informativa nº1/2023: As mulheres negras no trabalho de cuidado. Brasília, 2023.

BERTONCELO, Edison. (2016). Classes Sociais, Cultura e Educação. Novos Estudos CEBRAP, v.35, n.1, p.159-175, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/wM53cWJVxLbtPXpfm7ZYwBD/. Acesso em: 19 jan 2024.

Bocasanta, Daiane Martins. Rapkiewicz, Clevi Elena. Letramento digital na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, v. 32, n.2, p.57-65, Porto Alegre, ago-dez 2019.

BOURDIEU, Pierre. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

CHODOROW, Nancy. A Reprodução da Maternidade: Psicanálise e a Sociologia do Gênero. Editora Rosa dos Tempos, 1997.

CONNELL, Raewyn; MESSERSCHMIDT, James W.. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Rev. Estud. Fem. 21 (1). Abr 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000100014 . Acesso em: 30 jan 2024.

FAVERO, Rute Vera Maria. A cultura dos usos das redes na academia: um olhar de professores universitários, brasileiros e italianos, sobre o uso das mídias sociais na docência. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

FAVERO, R. V. M.; CARDOSO, R. G W. A utilização das redes sociais na modalidade EJA. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104604. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104604. Acesso em: 31 jan. 2024.

FAVERO, Rute Vera Maria; CARDOSO, Raíssa Gabriela Wasem. As Implicações da Pandemia da Covid-19 na EJA. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29., 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 292-301. ISSN 2447-8776.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GIL, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas.

GIL, A. C. (1991). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2018. Brasília: IBGE, 2018.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022. Brasília: IBGE, 2022. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 20 jan 2024.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE. Brasília: IBGE, 2003. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/confest_e_confege/pesquisa_trabalhos/arquivosPDF/M255_02.pdf. Acesso em: 30 jan 2024.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 23. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. Hucitec: São Paulo, 2010. 407 p.

HINARA, Helena. O Trabalho De Cuidado. Revista Internacional de Direitos Humanos, v.13 n.24, p. 53 - 64, 2016.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2007.

ORO, Amina Ciandra; WESCHENFELDER, Rosa Cristiana; STECANELA, Nilda. Mulheres e EJA: o que elas buscam?. Rio Grande do Sul. 2010. Disponível em: https://docslide.com.br/documents/artigo-mulheres-eeja-o-que-elas-buscam.html. Acesso em: 20 jan 2024.

Downloads

Publicado

05-08-2024

Como Citar

FAVERO, R. V. M.; CARDOSO, R. G. W.; PIVA, J. D. C. Entre Aulas e Responsabilidades: : O Uso das TDICs por Mulheres na EJA. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.138383. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/138383. Acesso em: 23 abr. 2025.