O Teatro conta a sua história no Colégio de Aplicação da UFRGS, ou parte dela
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.138355Palavras-chave:
Ensino de Teatro, Memória, História Oral, Narrativa, Colégio de Aplicação da UFRGSResumo
Por meio do entrelaçamento de textos autorais com memórias docentes, uma história narrando a presença do teatro no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é recontada neste artigo. A intenção da escrita é apresentar um histórico do princípio da trajetória do ensino de teatro no colégio, a partir da produção de um texto com estatuto de documento, visto que advém de narrativas pessoais amparadas em pesquisa bibliográfica e documental realizadas pelo autor (MOLINA, 2021). A narrativa enfoca o momento da introdução do teatro como componente na matriz curricular da instituição e descreve algumas ocasiões que resultaram em sua inserção derradeira no currículo da escola. As principais referências do texto são os relatos memoriais de Dias, Faleiro, Guarita, Malinoski, Saldanha e Vieira (2020), e documentos relacionados às primeiras aulas de teatro no CAp/UFRGS. O texto memorial decorrente da conjunção das lembranças narradas revela o CAp/UFRGS como vanguardista no cenário nacional da educação pública por oferecer aulas de teatro curriculares aos estudantes já na década de 1970 e por experimentar modos de fazer o teatro se introduzir e se desenvolver no contexto da Educação Básica.
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