O Colégio de Aplicação da UFRGS nos tempos da ditadura:
memórias
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.138139Resumo
O Colégio de Aplicação é lembrado através de uma narrativa que busca trazer para o presente experiências e vivências na área de ensino nos tempos da ditadura militar e civil brasileira. Para tanto, lança mão da ótica de contar histórias, com a perspectiva do dever de memória. São contadas experiências de sala de aula no ensino da história, a característica do Aplicação como colégio laboratório e a transição vivida pelo autor na mudança ocorrida no colégio no final dos anos de 1970 e início dos anos de 1980. A experiência no ensino de história é vista como algo criativo e desafiador. E era assim que o Colégio de Aplicação valorizava seus docentes na época, oportunizando aprendizados novos e estimulando o processo criativo. O relato traz a memória do Aplicação, que, ao ser mais conhecida, ajuda a construir sua identidade nos seus rumos atuais. As experiências são abordadas na ótica do testemunho, que, ao lembrar sua história, contribui para o todo da instituição, do Colégio de Aplicação e da Universidade – UFRGS.
Downloads
Referências
GALEANO, Eduardo. As Veias da América latina. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
HESSEL, Lothar Francisco; MOREIRA Earle Dinis Macarthy (org). Faculdade de Filosofia: 25 anos de atividade (1942-1967). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1967.
HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. 11ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editorial, 1976.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Editora Contexto. São Paulo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.