Currículo crítico-libertador da Educação Física:

contribuições para a efetivação de uma educação antirracista na educação básica

Autores

  • Marcos Aurélio Guidetti Moraes Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.137691

Palavras-chave:

: Educação Física Escolar; Currículo Crítico-Libertador; Educação Antirracista.

Resumo

A educação libertadora proposta por Paulo Freire possui a intencionalidade de formar seres humanos emancipados(as) que irão combater as injustiças do sistema neoliberal e lutar para a construção de um mundo mais humanizado e justo. Nesse cenário, o objetivo desse ensaio foi refletir sobre as contribuições do currículo crítico-libertador da Educação Física para efetivar uma educação antirracista nas aulas do componente curricular. Foi problematizado durante o artigo o aparato curricular e legislativo que versa sobre as relações étnico-raciais no cotidiano escolar, a forma que a cultura africana e indígena vem sendo tematizada nas aulas de Educação Física, os fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicas de uma perspectiva libertadora de Educação Física Escolar e suas contribuições para que os(as) docentes da disciplina que lecionam na Educação Básica possam sistematizar projetos educativos antirracistas. Espera-se que essa investigação possa contribuir na formação do(da) futuro(a) professor(a) progressista do componente curricular e que as temáticas problematizadas apontem para a relevância dos(das) docentes da área, que assumem o currículo-crítico-libertador para inspirar a sua prática político-pedagógica, colocarem em evidência os saberes historicamente produzidos pela humanidade sobre a cultura negra, afro-brasileira e indígena, destacando seus atravessamentos com as práticas corporais e o corpo.

 

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Biografia do Autor

Marcos Aurélio Guidetti Moraes, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Docente nas prefeituras de Batatais-SP e Orlândia-SP. Discente do PROEF Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, polo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho-MG

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

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Publicado

09-04-2025

Como Citar

MORAES, M. A. G.; MALDONADO, D. T. Currículo crítico-libertador da Educação Física: : contribuições para a efetivação de uma educação antirracista na educação básica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 38, 2025. DOI: 10.22456/2595-4377.137691. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/137691. Acesso em: 22 abr. 2025.