Tematização dos esportes no Ensino Médio integrado

inspirações epistemológicas no currículo crítico-libertador da Educação Física

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.137667

Palavras-chave:

Educação Física Escolar; Educação Libertadora; Educação Profissional de Nível Médio; Juventudes.

Resumo

O objetivo deste artigo foi relatar uma experiência político-pedagógica com a tematização dos esportes no Ensino Médio integrado à luz do currículo crítico-libertador. As atividades de ensino ocorreram com duas turmas do 1º ano (Informática e Administração) de um campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Durante dois bimestres letivos do ano de 2023 (aproximadamente 40 aulas) foram organizadas vivências relacionadas a esportes coletivos, alternativos, radicais e para pessoas com deficiência. As relações de gênero, classe social e raça que atravessam essas práticas corporais foram problematizadas em todo o projeto educativo, possibilitando a análise de reportagens jornalísticas e documentários, além da produção de um jornal com pessoas do gênero feminino que fazem parte do mundo esportivo. Ao final do processo, por conta das atividades avaliativas realizadas, foi possível perceber tomadas de consciência e ampliação da leitura de mundo sobre as práticas esportivas tematizadas, evidenciando a potencialidade da educação libertadora para efetivar uma pedagogia crítica nas aulas de Educação Física Escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Referências

BOSSLE, Fabiano. Carta-Utopia: palavras para uma teoria pedagógica da educação física escolar crítico-libertadora. In: MEIRELES, Bruno Freitas et al (Orgs.). Freireando há 100 anos: o encontro com a Educação Física Escolar. Curitiba: CRV, 2021. p. 139-150.

BOSSLE, Fabiano. Algumas notas para a constituição de uma teoria pedagógica crítico-libertadora da Educação Física (Escolar): corpo do oprimido/corpo-consciente/onto-episteme. In: BOSSLE, Fabiano; PRODÓCIMO, Elaine; MALDONADO, Daniel Teixeira. Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. p. 52-78.

BOSSLE, Fabiano; PRODÓCIMO, Elaine; MALDONADO, Daniel Teixeira. Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023.

LOPES, Priscila Rita Niquini Ribeiro; NOGUEIRA, Valdilene Aline Nogueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física Escolar crítica: movimento de resistência pela Educação libertadora de Paulo Freire. In: MALDONADO, Daniel Teixeira (Org.). A vida nas escolas: por uma prática político-pedagógica crítica da Educação Física Escolar. Curitiba: CRV, 2023. p. 119-140.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Paulo Freire com a Educação Física Escolar: problematizações sobre educar como ato político. In: BOSSLE, Fabiano; PRODÓCIMO, Elaine; MALDONADO, Daniel Teixeira. Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. p. 15-25.

MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo. Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 1-8, set./dez. 2021.

MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 49-54, jan./abr. 2020.

MALDONADO, Daniel Teixeira; PRODÓCIMO, Elaine. Por uma epistemologia crítico-libertadora da Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano VII, v. 3, p. 6-23, 2022.

MALDONADO, Daniel Teixeira; VELLOSO, Livia Roberta da Silva. Educação Física Escolar no Ensino Médio integrado: a busca por justiça curricular a partir de diferentes linguagens sobre as práticas corporais. Temas em Educação Física Escolar. Rio de Janeiro, v. 7, p. 01-22, Dossiê Temático, 2022.

MALDONADO, Daniel Teixeira; VELLOSO, Livia Roberta da Silva; FREIRE, Elisabete dos Santos. Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular e Educação Física nos Institutos Federais: contradições societárias e politecnia. Didática Sistêmica. v. 24, n. 2, p. 81-93, 2022.

MEIRELES, Bruno et al. Freireando há 100 anos: o encontro com a Educação Física Escolar. Curitiba: CRV, 2021.

NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FREIRE, Elisabete. dos Santos. A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 296–319, 2023.

PRODÓCIMO, Elaine. Educação Física Escolar e pedagogia freireana como ato político. In: FREIRE, Elisabete dos Santos et al. Saberes de professores e professoras de Educação Física: docência, pesquisa e o currículo em ação. Curitiba: CRV, 2022. p. 21-38.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SOUSA, Cláudio Aparecido de; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira (Org). Educação Física Escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: Editora CRV, 2019.p. 17-31.

VELLOSO, Livia Roberta da Silva et al. Cultura das lutas na Educação Física Escolar: por uma educação politécnica no IFSP. Cadernos do Aplicação. v. 35, n. 1, p. 1-9, 2023.

Downloads

Publicado

23-10-2024

Como Citar

MALDONADO, D. T. Tematização dos esportes no Ensino Médio integrado: inspirações epistemológicas no currículo crítico-libertador da Educação Física. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.137667. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/137667. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência