O papel do mediador em aula voltada à leitura literária em voz alta: estratégias de mediação
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.137548Palavras-chave:
Mediação de leitura. Estratégias. Grupo de leitura. Leitura em voz alta.Resumo
Este artigo resulta do trabalho de conclusão de curso intitulado Estratégias de mediação de leitura literária em voz alta: o papel do mediador na formação de leitores. O trabalho consistiu em uma pesquisa-ação que investigou as implicações do papel do mediador no processo de formação de leitores. Para a geração de dados, foi realizada uma observação participante em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública federal de Porto Alegre, em aulas voltadas à leitura em voz alta da obra O avesso da pele. Também foram realizados registros em diários de campo e a aplicação de um questionário (GIL, 2008; MINAYO, 2002). Os dados gerados permitiram analisar as estratégias de mediação utilizadas, bem como o papel do mediador na comunidade leitora constituída nas turmas envolvidas. Os resultados da análise foram cotejados com aqueles encontrados em uma pesquisa realizada anteriormente, cujos dados foram gerados em modalidade remota, em razão da pandemia de Covid-19. Encontrou-se, nos resultados da pesquisa, as seguintes estratégias de mediação: perguntas direcionadas, valoração dos comentários dos alunos, termômetro da necessidade dos alunos, organização do fluxo de ideias, explicação de aspectos, explicação de problemáticas sociais e comentários de aspectos textuais.
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