Pictogramas e escrita simples:
tornando o livro infantil A Escova de Dentes Azul acessível por meio da comunicação alternativa – CA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.135763Palavras-chave:
Pictogramas, Comunicação Alternativa, Livros acessíveisResumo
A temática da acessibilidade e inclusão tem ganhado crescente atenção no Brasil. No entanto, ainda não existe um mercado aberto para a compra e venda de livros acessíveis, limitando-se a produção a associações, universidades e ONGs. Um exemplo são os livros em comunicação alternativa, que utilizam escrita simples e pictogramas, os quais já são comercializados internacionalmente. Este estudo tem como objetivo demonstrar uma adaptação em comunicação alternativa da obra A Escova de Dentes Azul, de Marcos Mion, realizada por uma pedagoga com o auxílio de um professor ministrante da disciplina "Recursos de Acessibilidade na Comunicação" da PGD-UFRGS. Busca-se teoricamente sinalizar as escolhas feitas para a adaptação, uma vez que não há um padrão universal estabelecido para a produção de obras neste formato. São apresentadas as diferenças entre produções em livro-imagem, livro-texto, imagem e livros em comunicação alternativa, abordando o uso de imagens e pictogramas para fins de esclarecimento. Os passos do desenvolvimento da adaptação são detalhados, levando em conta a compreensão de que a área da comunicação alternativa e/ou suplementar é multidisciplinar, exigindo a contribuição de diversos profissionais.
Downloads
Referências
A escova de dentes azul (versão adaptada). Disponível em: https://www.ufrgs.br/comacesso/wp-content/uploads/2020/07/escova-de-dentes-azul-A5-horizontal-CS6-final-A5.pdf acesso em: 25. Agos. 2023.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. 1 ed. 2019.
ARAÚJO, Hanna Talita Gonçalves Pereira de. A formação estética na criação artística do livro-imagem. Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2018.
BANYAI, Istvan. Zoom. São Paulo: Brinque Book, 2002.
BELMIRO, Celia Abicalil. Entre modos de ver e modos de ler, o dizer. Educação em Revista, Belo Horizonte, 2012.
BERBERIAN, Ana Paula et al. Delimitação da área denominada comunicação suplementar e/ou alternativa (CSA). Revista Cefac, Paraná, 2017.
CALDIN, Clarisse Fortkamp; CUNHA, Miriam Figueiredo da; FLECK, Felícia de Oliveira. Livro ilustrado: texto, imagem e mediação. Perspectivas em Ciências da Informação, Minas Gerais, 2016.
CHUN, Regina Yu Shon Chun. Comunicação suplementar e/ou alternativa: abrangência e peculiaridade dos termos e conceitos em uso no Brasil. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 2009.
DRANKA, Lucas Kitt. Pictogramas: teoria, desenvolvimento e aplicação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
FALCK, Kerstin. O prático da aplicação de pictogramas. Instituto Sueco de Educação para Necessidades Especiais, Suécia, 2019.
FRIAS, José Yuste. Leer e interpretar la imagem para traducir. Universidade de Vigo, Espanha, 2011.
HECK, Lenira Almeida. A borboleta azul. 2 ed: editora Veros, 2021.
HENRIQUES, Mariana Wierman; PATRICIO, Marina de Oliveira; RODRIGUES, Marisa Cosenza. Leitura de histórias e evocação de estados mentais por pré-escolares. Abrapee, Campinas, 2009.
LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 1: Os escritos técnicos de Freud. Capítulo: O Estádio do Espelho como Formador da Função do Eu tal como nos é Revelada na Experiência Psicanalítica. 1966.
MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes; MENDES, Enicéia Gonçalves. Inclusão e deficiência intelectual: escola especial e comum sob a óptica dos próprios alunos. Educar em Revista, Curitiba, 2017.
MATA, Lourdes. A descoberta da escrita: texto de apoio para educadores. Ministério da Educação, Lisboa, 2008.
NUNES, Marília Forgearini; RAMOS, Flávia Brocchetto. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar em Revista, Curitiba, 2013.
O menino de dedos tristes (versão adaptada) por Célia Souza.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org Acesso em: 8 ago 2022.
PAULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira; SILVA, Adriana dos Reis. Leitura, literatura infantil e formação do leitor: reflexões teóricas e práticas para a sala de aula. XII Jogo do Livro e II Seminário Internacional Latino-Americano, Minas Gerais, 2017.
RAMOS, Oswaldo Alcanfor; WITTER, Geraldina Porto. Influência das cores na motivação para leitura das obras de literatura infantil. Abrapee, Campinas, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.