Pictogramas e escrita simples:

tornando o livro infantil A Escova de Dentes Azul acessível por meio da comunicação alternativa – CA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.135763

Palavras-chave:

Pictogramas, Comunicação Alternativa, Livros acessíveis

Resumo

A temática da acessibilidade e inclusão tem ganhado crescente atenção no Brasil. No entanto, ainda não existe um mercado aberto para a compra e venda de livros acessíveis, limitando-se a produção a associações, universidades e ONGs. Um exemplo são os livros em comunicação alternativa, que utilizam escrita simples e pictogramas, os quais já são comercializados internacionalmente. Este estudo tem como objetivo demonstrar uma adaptação em comunicação alternativa da obra A Escova de Dentes Azul, de Marcos Mion, realizada por uma pedagoga com o auxílio de um professor ministrante da disciplina "Recursos de Acessibilidade na Comunicação" da PGD-UFRGS. Busca-se teoricamente sinalizar as escolhas feitas para a adaptação, uma vez que não há um padrão universal estabelecido para a produção de obras neste formato. São apresentadas as diferenças entre produções em livro-imagem, livro-texto, imagem e livros em comunicação alternativa, abordando o uso de imagens e pictogramas para fins de esclarecimento. Os passos do desenvolvimento da adaptação são detalhados, levando em conta a compreensão de que a área da comunicação alternativa e/ou suplementar é multidisciplinar, exigindo a contribuição de diversos profissionais. 




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Biografia do Autor

Jeruza Santos Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre na linha educação especial, saúde e processos inclusivos (PPGEDU, UFRGS), doutoranda em educação e professora na rede básica de ensino do Municipio de Gravataí - RS. 

 

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Publicado

28-05-2024

Como Citar

NOBRE, J. S. Pictogramas e escrita simples: : tornando o livro infantil A Escova de Dentes Azul acessível por meio da comunicação alternativa – CA. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.135763. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/135763. Acesso em: 23 abr. 2025.