Você conhece as lagartixas das dunas?

Oficina de educação ambiental em clube de ciências

Autores

  • Artur Antunes Navarro Valgas Programa de Pós-graduação em Biologia Animal - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Colégio Marista São Pedro. https://orcid.org/0000-0002-8327-4562
  • Gustavo Kasper Cubas Laboratório do Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jéssica Fonseca de Araújo Laboratório de Fisiologia da Conservação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Júlia Basso Cupertino Universidade Santa Úrsula https://orcid.org/0009-0000-0389-6525
  • Sarah Helen Dias dos Santos University of Western Ontario https://orcid.org/0000-0002-6352-9871
  • Samuel Ferreira Gohlke Laboratório do Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0009-0009-7685-281X
  • Guendalina Turcato Oliveira Laboratório de Fisiologia da Conservação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-7929-917X
  • Laura Verrastro Laboratório do Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.134486

Palavras-chave:

Liolaemus, ensino fundamental, conscientização ambiental, educação não formal, metodologias ativas

Resumo

Liolaemus arambarensis é uma espécie de lagarto endêmico das dunas de restingas, a oeste da Lagoa dos Patos no Rio Grande Sul. Atualmente, encontra-se em ameaça de extinção devido principalmente a sua restrição de nicho ecológico e a destruição de seu habitat. Em vista disso, fazem-se necessárias intervenções para conscientizar a população da importância deste ecossistema. A educação ambiental é importante na conservação ambiental, uma vez que aproxima o conhecimento científico da sociedade sensibilizando-a sobre as questões ambientais. O estudo objetivou realizar oficinas de educação ambiental sobre a importância da lagartixa-das-dunas para o ecossistema em clubes de ciências com a finalidade de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente de forma lúdica. Foram aplicados jogos e apresentados exemplares da espécie da Coleção Científica. Para avaliação da efetividade das oficinas foi aplicado um questionário com perguntas abertas, onde as respostas foram feitas por Análise Textual Descritiva. Os resultados desta análise demonstram a efetividade da oficina e dos jogos educativos no processo de ensino-aprendizagem, assim como o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas ao meio ambiente previstas na Base Nacional Curricular Comum. Os estudantes desenvolveram consciência crítica sobre as ações humanas e os impactos destas na biodiversidade e no planeta.

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Biografia do Autor

Artur Antunes Navarro Valgas, Programa de Pós-graduação em Biologia Animal - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Colégio Marista São Pedro.

Biólogo formado em Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Biologia. Atualmente é professor de Ciências e Biologia em uma escola privada do município de Porto Alegre-RS.

Gustavo Kasper Cubas, Laboratório do Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é pesquisador associado nos Laboratórios de Fisiologia da Conservação - PUCRS, sob orientação de Guendalina Turcato Oliveira e no Laboratório de Herpetologia UFRGS.

Jéssica Fonseca de Araújo, Laboratório de Fisiologia da Conservação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pela PUCRS, especialista em Gestão, auditoria e perícia ambiental pelo IPOG, graduada em ciências biológicas licenciatura pela Uniasselvi e graduada no bacharelado pela PUCRS. Graduanda em medicina veterinária pela ULBRA.

Júlia Basso Cupertino, Universidade Santa Úrsula

Bacharela em Ciências Biológicas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016) e pós-graduada em Restauração e Reabilitação Ambiental pela Universidade do Chile (2019), atualmente pós-graduanda em Conservação e Reabilitação de Animais Selvagens pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente, trabalha como técnica ambiental na empresa de consultoria ambiental Toveri.

Sarah Helen Dias dos Santos, University of Western Ontario

Mestra pelo PPG-Zoologia da PUCRS.

Samuel Ferreira Gohlke, Laboratório do Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista BIC UFRGS de pesquisa no Laboratório de Herpetologia, Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)(de Novembro/2021 - Atualmente). 

Guendalina Turcato Oliveira, Laboratório de Fisiologia da Conservação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Bacharelado Em Ciências Biológicas: Zoologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor titular, com dedicação exclusiva, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordena o Laboratório de Fisiologia da Conservação. 

Laura Verrastro, Laboratório do Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidad de La República Oriental Del Uruguay (1986), mestrado em Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais Renováveis na Universidade Federal de São Carlos.  É professora Titular na UFRGS, com dedicação exclusiva, dando aula na graduação, pós-graduação, orientando a nível de mestrado e doutorado. A linha de pesquisa é em herpetologia com ênfase em história natural, biologia e ecologia, principalmente de lagartos. 

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Publicado

28-02-2024

Como Citar

VALGAS, A. A. N.; KASPER CUBAS, G.; FONSECA DE ARAÚJO, J.; BASSO CUPERTINO, J.; HELEN DIAS DOS SANTOS, S.; FERREIRA GOHLKE, S.; TURCATO OLIVEIRA, G.; VERRASTRO, L. Você conhece as lagartixas das dunas? : Oficina de educação ambiental em clube de ciências. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.134486. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134486. Acesso em: 23 abr. 2025.