O itinerário formativo “Trilhas de Aprofundamento” em uma escola da rede estadual pública catarinense
percepções de docentes
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.134453Palavras-chave:
Educação Básica. Professores. Trilhas de Aprofundamento. Ensino Médio.Resumo
A reforma curricular do Ensino Médio impactou a prática docente ao instituir os itinerários formativos que possibilitam um percurso individual de formação do estudante. O Currículo Base do Território Catarinense (2020) institui como uma possibilidade a escolha de trilha de aprofundamento. O objetivo deste trabalho é compreender como o itinerário formativo “Trilha de Aprofundamento” é percebido por professores de uma escola pública catarinense. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva. Foi aplicado um questionário on-line para professores de uma escola pública de uma cidade de Santa Catarina, em 2023. Os vinte e cinco respondentes perceberam o potencial na oferta das trilhas, mas que é uma tarefa complexa, considerando a estrutura da escola e a formação docente. Além disso, os dados evidenciaram que os itinerários formativos não constituem contextos que introduzem oportunidades de Educação para a diversidade, para um currículo em ação que seja, de fato e de direto, aberto.
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