O itinerário formativo “Trilhas de Aprofundamento” em uma escola da rede estadual pública catarinense

percepções de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.134453

Palavras-chave:

Educação Básica. Professores. Trilhas de Aprofundamento. Ensino Médio.

Resumo

A reforma curricular do Ensino Médio impactou a prática docente ao instituir os itinerários formativos que possibilitam um percurso individual de formação do estudante. O Currículo Base do Território Catarinense (2020) institui como uma possibilidade a escolha de trilha de aprofundamento. O objetivo deste trabalho é compreender como o itinerário formativo “Trilha de Aprofundamento” é percebido por professores de uma escola pública catarinense. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva. Foi aplicado um questionário on-line para professores de uma escola pública de uma cidade de Santa Catarina, em 2023. Os vinte e cinco respondentes perceberam o potencial na oferta das trilhas, mas que é uma tarefa complexa, considerando a estrutura da escola e a formação docente. Além disso, os dados evidenciaram que os itinerários formativos não constituem contextos que introduzem oportunidades de Educação para a diversidade, para um currículo em ação que seja, de fato e de direto, aberto. 




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Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville; Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Julice Dias, UDESC

Doutora em Geografia; Mestre em Educação; Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC; Docente do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens.

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville - Univille

Licenciada em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1977). Doutora em Educação- Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP (2012). Mestra em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE. 

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Publicado

14-06-2024

Como Citar

MARTINS JUNIOR, L.; DIAS, J.; PESCE, M. . K. de. O itinerário formativo “Trilhas de Aprofundamento” em uma escola da rede estadual pública catarinense: percepções de docentes. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.134453. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134453. Acesso em: 23 abr. 2025.