Educação física e cibercultura em Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da região metropolitana do Recife - PE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.134181Palavras-chave:
Educação Física, Cibercultura, EscolaResumo
Os diferentes impactos causados pelas transformações tecnológicas em diversos âmbitos da humanidade nos últimos anos são fatos inevitáveis. A diversidade de ferramentas criadas com o auxílio da tecnologia amplia possibilidades de enriquecimento da prática pedagógica de professores(as) no chão da escola. Todo esse contexto cria uma nova ordem relacional ancorada em uma “sociedade em rede”, denominada Cibercultura. De base qualitativa do tipo descritivo, a pesquisa analisou como novas tecnologias são relacionadas no contexto do ensino-aprendizado nas aulas de Educação Física escolar dentro das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da Região Metropolitana do Recife, a partir de questionários enviados de maneira digital. Foram analisados nove escolas e treze atores, entre eles 5 (cinco) professores(as) e 8 (oito) gestores(as). Os achados da pesquisa buscam compreender como a presença da cibercultura tem sido presente no ambiente escolar, como também avaliar a disciplina de Educação Física no ambiente virtual. No processo de transformação digital, professores(as) de Educação Física e gestores(as) ainda precisam se apropriar mais dessas ferramentas para melhor se comunicarem com os discentes que já nasceram sob o domínio da era digital, a fim de comunicarem melhor os conteúdos de suas aulas.
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