O jogo como recurso salutogênico
uma análise do filme “A vida é bela”
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.134153Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Saúde, Promoção da Saúde, Salutogênese, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoResumo
Trata-se de um ensaio cujo objetivo é refletir sobre o jogo como um recurso de saúde a partir da reflexão sobre o filme “A vida é bela”, de Roberto Benigni. Inicialmente, observa-se as características do jogo em Huizinga. Após, apresenta-se a teoria da salutogênese, principalmente os conceitos de recurso de saúde e de senso de coerência (constituído pelos pilares da significância, compreensibilidade e capacidade de gerenciamento). A reflexão do filme é feita a partir de algumas películas capturadas em imagens, levando-se em consideração as teorias mencionadas, demonstrando como o jogo pode se tornar um recurso de saúde e fomentar o fortalecimento do senso de coerência. Por fim, alça-se a reflexão do jogo como recurso salutogênico para uma vida não fascista e a necessidade de uma mediação pedagógica da Educação Física escolar relacionada à educação para a saúde que leve os alunos ao empoderamento para a justiça social e a celebração das diferentes vidas.
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