Educação física na educação infantil, linguagens e tecnologias

a construção de narrativas digitais com as crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.134147

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação infantil, Narrativas digitais, Tecnologias

Resumo

Em nossas sociedades atuais, presenciamos a expansão das tecnologias digitais, as quais têm influenciado profundamente as culturas contemporâneas e, consequentemente, a Educação/Educação Física. Neste cenário, faz-se necessário o trato didático-pedagógico das mediações envolvidas na cultura digital e o fomento para uma leitura crítica e de produção de novas práticas culturais. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar e compreender a produção de narrativas digitais com as crianças, por intermédio dos jogos, da produção de desenhos e da construção de um fotolivro, utilizando as inteligências artificiais nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. Participaram desta pesquisa uma professora de Educação Física da Educação Infantil de uma escola pública do interior de São Paulo, além de cinco turmas com 25 estudantes cada (totalizando em 125 participantes) e os pesquisadores. Os resultados indicam que uma intervenção com a elaboração de histórias construídas e contextualizadas nas aulas pode desencadear um processo de fluxo de aprendizagens significativas e conscientes sobre as formas de brincar, jogar, interagir e conhecer no mundo digital. Conclui-se que a valorização das produções narrativas digitais “das” e “com” as crianças podem auxiliar na tematização, problematização e reconstrução das práticas corporais e produções de significações em sala de aula.

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Biografia do Autor

Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Presidente Prudente). Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Sou docente nos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Campus-Muzambinho). Coordenador e docente do quadro permanente do curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/IFSULDEMINAS). 

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Publicado

09-11-2023

Como Citar

NOZAKI, J. M.; RODRIGUES, L. F. de O.; OLIVEIRA, T. A.; SO, M. R.; LEITÃO, A. S. P. Educação física na educação infantil, linguagens e tecnologias: a construção de narrativas digitais com as crianças. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.134147. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134147. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3