Ensino de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental via tema de pesquisa

diálogos com a comunicação e mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.134146

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Tema de pesquisa, Mídia., Tecnologia.

Resumo

O manuscrito tem o objetivo de relatar de forma problematizada o acionamento de recursos educacionais digitais (REDs) junto ao componente de Educação Física em anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma estrutura curricular pautada no tema de pesquisa. Trata-se de um relato de experiência problematizado e que experimenta articular um modelo curricular específico, por tema de pesquisa, com objetos de conhecimento específico da Educação Física (esporte) e o contexto social (copa do mundo de futebol), em diálogo com o tema emergente de mídias e tecnologias. À luz da teoria da mídia-educação foram acionadas mídias digitais para compor elos entre o tema de pesquisa, o Japão, o consumo cultural dos estudantes e a copa do mundo de futebol.  Destaca-se a potencialidade da articulação como forma de considerar o protagonismo da criança no processo ensino aprendizagem a partir de seu consumo, leitura crítica e produção midiática, bem como a mobilização competência digital docentes envolvidos, especificamente na dimensão dos usos de tecnologia no campo didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Santos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil

Graduando em Educação Física.

Joseildo Anderson Alves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil

Graduando em Educação Física.

Joyce Mariana Alves Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil

Graduada em Educação Física, Mestre em Educação Física e Doutoranda em Educação.

Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Licenciado em Educação Física (UFRN), Mestre em educação (UFRN) e Doutor em Comunicação (UFPE). Atualmente é docente da UFRN no Departamento de Educação Física, colaborando com o Programa de Pós-Graduação de Educação Física (PPGEF-UFRN) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM-UFRN).

Referências

ARARIPE, Evelyn et al. Guia mais educomunicação. orientações, conceitos e metodologias para subsidiar as ações. 1. ed. São Paulo, 2013.

ARAÚJO, Allyson Carvalho. et al. Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Rev Bras Ciênc Esporte. 43: e002521, 2021a. Doi: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e002521. Acesso em: 23 jul. 2023.

ARAÚJO Allyson Carvalho; OVENS, Alan Patrick.; KNIJNIK, Jorge. Developing digital competency in HPETE: a heuristic for and analysis of three programs in the Southern Hemisphere, Curriculum Studies in Health and Physical Education, 14:2, 143-160, 2023. Doi: https://doi.org/10.1080/25742981.2022.2072229 Acesso em: 23 jul. 2023.

ARAÚJO, Allyson Carvalho; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas de; SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes de. Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 141-153, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190 Acesso em: 23 jul. 2023.

ARAÚJO, Allyson Carvalho et al. Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação. Natal: EDUFRN, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21405. Acesso em: 23 jul. 2023.

ARAÚJO, Allyson Carvalho; BATISTA, Alison Pereira.; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas. (Orgs.). Vamos pensar as mídias na escola? Educação Física, movimento, tecnologia. Natal: EDUFRN, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21406. Acesso em: 23 jul. 2023.

ARAÚJO, Allyson Carvalho; PORPINO, Karenine de Oliveira. Educação física e televisão: reflexões sobre sensibilidade, tecnologia e conhecimento. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 15–31, 2007. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.1112. Acesso em: 23 jul. 2023.

BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, v. 27, n. Pro-Posições, 27(1), jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607909. Acesso em: 23 jul. 2023.

CHAVES, Paula Nunes et al. Construindo diálogos entre a mídia – educação e a educação física: uma experiência na escola. Motrivivência, 27 (44), p. 150-163, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p150. Acesso em: 23 jul. 2023.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André.; PERNAMBUCO, Martha Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. - 5ed. - São Paulo: Cortez, 2018.

FATIN, Mônica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. 15º Ed. Campinas - SP: Papirus. 2008.

RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. O Currículo em Movimento. In: CORDEIRO, Sandro da Silva (org.). Caderno Faça e Conte. Natal: Sedis, 2020. p. 20-49. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31475. Acesso em: 23 jul. 2023.

SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira et al. Apontando possibilidades pedagógicas na educação física a partir da mídia-educação. Cadernos de Formação RBCE, 5(2), 26-40, 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2065. Acesso em: 23 jul. 2023.

SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira et al. Materiais didáticos digitais e interativos (MADDIS) aplicados ao esporte orientação em situações de ensino. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1499/1148. Acesso em: 23 jul. 2023.

TUFTE, Birgitte; CHRISTENSEN, Ole. Mídia-Educação: entre a teoria e prática. Núcleo de Publicação do CED/UFSC, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 97-118, 2009. Doi:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p97. Acesso em: 23 jul. 2023.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Felipe Santos de; SILVA, Joseildo Anderson Alves da; BARROS, Joyce Mariana Alves; ARAÚJO, Allyson Carvalho. Ensino de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental via tema de pesquisa: diálogos com a comunicação e mídia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.134146. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134146. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3