Formação de professores(as) de Educação Física no Brasil e tecnologias

cultura corporal e cultura digital em jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.134142

Palavras-chave:

Formação de professores. Tecnologias. Cultura corporal. Cultura digital.

Resumo

O presente texto discute as tecnologias e a cultura digital na formação inicial de professores(as) de Educação Física. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, que tem natureza qualitativa, com inspiração na construção interativa da explicação. O artigo em foco intenta analisar os nexos entre a formação inicial de professores(as) de Educação Física e a presença das tecnologias nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Física do Brasil. A investigação apresenta informações relevantes sobre a oferta de cursos de Educação Física nas Instituições de Ensino Superior (IES) no contexto brasileiro e toma as informações levantadas para pensar nos desafios históricos e imediatos da profissionalização crítica na contemporaneidade. Nesse sentido, a escrita evidencia a relevância da ampliação da cultura digital nos PCCs dos cursos de Licenciatura em Educação Física e a necessidade de aprofundar o tema em tempos de telas e redes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Cesar Rios Leiro, UFBA e UNEB

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFBA e Professor de Departamento de Educação II e do Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da UNEB.

Referências

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 20 mar. 2023.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física Digital. Rev Bras Ciênc Esporte, [S. l.], v. 43, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/YfhtDWwDktL7PJYwVYqNz3n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2023.

BARDIN, Laurece. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2009.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/5pBFdjL4mWHnSM5jXySt9VF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2023.

BIANCHI, Paula. Formação de professores e cultura digital: Observando caminhos curriculares através da mídia-educação. 2014. 291 f. Tese (Doitorado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132393/333180.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 mar. 2023.

BIANCHI, Paula; HATJE, Marli. A formação profissional em educação física permeada pelas tecnologias de informação e comunicação no centro de educação física e desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 291-306, jul./dez. 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1097. Acesso em: 20 mar. 2023.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de Educação Física: um estudo de caso na Unipampa. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 1025-2036, out./dez., 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/53778. Acesso em: 20 mar. 2023.

BONILLA, Maria Helena Silveira. A constituição da agenda de pesquisa de um grupo de pesquisadores, integrantes do GEC/UFBA, na área de educação e tecnologias. 2019. 225f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Baha, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32386/1/Maria%20Helena%20Bonilla%20-%20Tese%20Prof.%c2%aa%20T%c3%adtular.pdf. Acesso em 13 jun. 2023.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, [S. l.], ano XIX, nº 48, p.69-88, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2023.

CARNEIRO et al. Matriz curricular para cursos de ciências contábeis. Fundação Brasileira de Contabilidade. Brasília: FBC, 2017. 208 p. Disponível em: https://fbc.org.br/wp-content/uploads/2017/12/LivroMatrizCurricularparaCursosdeCienciasContabeis.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide V. Majer. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.

CASTELLANI FILHO, Lino. Formação em Educação Física no âmbito da Educação Superior Brasileira: aproximações ao cenário sulamericano. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes P.; CATANI, Afrânio Mendes. Formação Profissional no Brasil. São Paulo: Mercado de Letras, 2012. p. 267-289.

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. A história do CBCE: apresentação. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1T27xQIZ3zDgqven6DaOB4SkukpPgPHVF/edit. Acesso em: 21 jun. 2023.

CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos; MARTINS, Analice de Oliveira; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Educação Midiática, Educomunicação e Formação Docente: Parâmetros dos Últimos 20 Anos de Pesquisas nas Bases Scielo e Scopus. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/PTmkB4VpY9bGytZd6ggJ8Wj/abstract/?lang=pt. Acessado em: 13 de abr. 2023.

COSTA, Alan Queiroz Da. Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa. 2006. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/100. Acesso em: 21 jun. 2023.

DAMBROS, Daniela Dressler; OLIVEIRA, Andreia Machado. Tecnologias da informação e comunicação e Educação física: currículo, pesquisa e proposta pedagógica. EFT, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 16-28, 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2023.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação no currículo e na formação inicial de professores. In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (org.). Cultura Digital e Escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. 368 p.

GEMENTE, Flórence Rosana Faganello; SILVA, Ana Paula Salles da; MATTHIESE, Sara Quenzer. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: desafios e possibilidades para a inserção na Educação Física escolar. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 12, n. 28, p. 570-586, set./dez.2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/958. Acesso em: 20 mar. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KONUKMAN, Ferman. Reform in Physical Education Teacher Education (PETE): a critical inquiry for the future. International Journal of Science Culture and Sport, [S. l.], v. 3, n. 14, p. 6-21, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/288344711_Reform_in_Physical_Education_Teacher_Education_PETE_A_Critical_Inquiry_for_the_Future. Acesso em: 20 mar. 2023.

LEIRO, Augusto Cesar Rios. Educação, Lazer e Cultural Corporal. Presente! Revista de Educação, Salvador, n. 53, p. 47-53, jun. 2006. Disponível em: https://grupomel.ufba.br/sites/grupomel.ufba.br/files/educacao_lazer_e_cultura_corporal.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

LEIRO, Augusto Cesar Rios; ARAÚJO, Allyson Carvalho; SOUZA, Dandara Queiroga de Oliveira. Mídias e tecnologias no contexto da educação física escolar. In: DORENSKI, Sérgio; LARA, Larissa; ATHAIDE, Pedro (org.). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas. Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos do CBCE. Natal: EdUFRN, 2020, p. 57-74.

LEIRO, Augusto Cesar Rios; PIRES, Giovani De Lorenzi, BETTI, Mauro. Notas sobre o GTT de Comunicação e Mídia do CBCE. In: CARVALHO, Yara M. E LINHALES, Meily Assbú. Política Científica e Produção do Conhecimento em Educação Física. Goiânia: CBCE, 2007, p. 161-173.

LISBÔA, Mariana Mendonça; PIRES, Giovani De Lorenzi. Reflexões sobre a imagem e a fotografia: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, ano XXII, v. 34, p. 72- 86, jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17142/15843. Acesso em: 20 mar. 2023.

MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira et al. Formação e desenvolvimento profissional de professores: elementos norteadores da ação docente na perspectiva crítico-reflexiva. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 28, p. 87-97, de. 2014/ jan. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/63951. Acesso em: 2 jul. 2023.

MEZZAROBA, Cristiano. A formação e a constituição de um subcampo acadêmico: a mídia-educação na Educação Física – configurações, perspectivas e inflexões. 493 f. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198612. Acesso em: 2 jul. 2023.

PIRES, Giovani De Lorenzi; AZEVEDO, Victor de Abreu. Perfil e tendências das abordagens metodológicas dos trabalhos do GTT comunicação e mídia do CONBRACE/CBCE – 1997/2009. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 62. 2010, Natal. Anais [...]. Natal: SBPC, 200. Não Paginado. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198612. Acesso em: 2 jul. 2023.

PIOVANI, Verônica Gabriela Silva. Escola, tecnologia e sociabilidade na Educação Física: intercâmbios pedagógicos-culturais no âmbito do Plano CEIBAL e do PROUCA. 2012. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianóplis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96170. Acesso em: 20 mar. 2023.

PRETTO, Nelson De Luca; ASSIS, Alessandra. Cultura digital e educação: redes já! In: PRETTO, Nelson De Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. (org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. 1. ed.Salvador: EdUFBA, 2008. p. 75-84.

RIBEIRO, Iúri. Formação em Educação Física no Brasil: novas orientações legais, outras identidades profissionais? 126f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/bitstream/tede/3461/2/I%C3%9ARI%20RIBEIRO.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

SANFELICE, Gustavo Roese; MARQUES, José Carlos; MOREL, Marcia. A produção sobre esportes do GTT Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) de 2005 a 2017. In: DORENSKI, Sérgio; LARA, Larissa; ATHAIDE, Pedro (org.). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas. Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos do CBCE. Natal: EdUFRN, 2020, p.75-88.

SANTOS, Rodrigo de Souza. Formação de professores e cultura digital: contextos e perspectivas da formação docente em Educação Física. 135 f 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17465. Acesso em: 20 mar. 2023.

SANTOS, Silvan Menezes dos et al. Estudo da produção científica sobre Educação Física e Mídia/TICS em periódicos nacionais (2006-2012). Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S123-S139, abr./jun. 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2122. Acesso em: 20 mar. 2023.

SILVEIRA, Juliano; BRUGGEMANN, Ângelo Luiz; BIANCHI, Paula. Formação de professores de Educação Física e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)/ mídia: uma relação possível? Analise das propostas curriculares de universidades federais brasileiras. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 57, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55308. Acesso em: 20 mar. 2023.

SIQUEIRA, Fanny Cacilie Gauna de. Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino aprendizagem na formação de professores de Educação Física. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180533. Acesso em: 20 mar. 2023.

SIMÕES, Sonia Pires. O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso. [S. n.: s. n.], 2020. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/809_painel_do_simped.pdf. Acesso em: 15 Jul. 2023.

SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUSA, Galdino Rodrigues et al. Mídia-educação nas universidades minerais: mapeando a formação em Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 47, p. 96-108, maio 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47p96. Acesso em: 20 mar. 2023.

SOUSA, Galdino Rodrigues de; MENDES, Diego de Sousa. Mídias na Formação em Educação Física: Análise de uma disciplina optativa. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 300-315, dezembro/2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n43p300. Acesso em: 20 mar. 2023.

SOUZA JÚNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25367. Acesso em: 20 mar. 2023.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio et al. Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391- 411, abr./jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/D5pYMHWxd9kkXTKfMjkBg7R/. Acesso em: 20 mar. 2023.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; SANTANA, Matheus Lima de; LUZ, Sidneia Flores. Formação de professores de Educação Física: a disputa nos rumos da formação. Revista Fluminense de Educação Física, Edição Comemorativa, v. 2, ano 2, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/47480. Acesso em: 20 mar. 2023.

VASQUES, Daniel Giordani; STIGGER, Marco Paulo. Um ensaio sobre o doping no esporte e a Educação Física escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, jul./dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/92085. Acesso em: 2 jul. 2023.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

LEIRO, A. C. R.; FRANÇA, Ábia L. de; OLIVEIRA, F. S. de. Formação de professores(as) de Educação Física no Brasil e tecnologias: cultura corporal e cultura digital em jogo. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.134142. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134142. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3