Podcast na Educação física escolar

possibilidades de ensino em meio a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.134130

Palavras-chave:

Educação física escolar., Podcast, Mídia-Educação

Resumo

O presente texto tem como objetivo relatar e problematizar as potencialidades e limitações do uso e produção do podcast nas aulas de Educação Física. Desse modo, o trabalho descritivo e de abordagem qualitativa se dá por meio da narrativa problematizada das experiências ocorridas no Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através das intervenções do projeto de pesquisa intitulado “Práticas Corporais, Mídia, Tecnologia e Educação (Física) na escola da infância: caminhos descontínuos a partir da Mídia-Educação”, que se deram nas aulas de EF no ensino remoto, durante o período de pandemia. Portanto, trazendo o podcast como possibilidade pedagógica e os debates entre mídia-educação e educação física escolar, buscando abordar também as implicações e transformações para a educação, assim como a ampliação de espaços e tempo, proporcionado por esses meios. Após as intervenções e debates, conclui-se que trabalhar com o podcast traz a oportunidade de diálogo entre a cultura midiática e a cultura corporal de movimento, aliando a teoria à prática, proporcionando o contato entre diversas formas de linguagens. Além disso, contribui também para o processo de autonomia dos alunos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Rocha Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil

Graduação em Educação Física.

Joyce Mariana Alves Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil

Graduada em Educação Física. Mestre em Educação Física. Doutoranda em Educação.

Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Licenciado em Educação Física (UFRN), Mestre em educação (UFRN) e Doutor em Comunicação (UFPE). Atualmente é docente da UFRN no Departamento de Educação Física, colaborando com o Programa de Pós-Graduação de Educação Física (PPGEF-UFRN) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM-UFRN).

Referências

ARAÚJO, A. C.; OLIVEIRA, M. R. R.; SOUZA JUNIOR, A. F. Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. Comunicação & Educação, v. 24, p. 141-153, 2019.

ARAÚJO, A. C.; BATISTA, A. P. (Org.); RIBAS, M. R. (Org.). Vamos pensar as mídias na escola? Educação física, movimento, tecnologia (Versão digital). 1. ed. Natal: Edufrn, 2016. 119p.

ARAÚJO, A. C.; BATISTA, A. P.; SOUSA, D. Q. O.; BARROS, J. M. A.; RIBAS, M. R.; TINOCO, R. G. Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2016. 96p.

ARAUJO, A. C. Copa do mundo 2014: debates sobre mídia e cultura. 1. ed. Natal: EDUFRN. 2016.

BARROS, G. C.; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. 9, n. 1, 2007.

BATISTA, Alison Pereira; et al. O mundo das telas e a cultura mediada. In: ARAÚJO, A. C.; BATISTA, A. P.; RIBAS, M. R (Org). Vamos pensar as mídias na escola? Educação física, movimento, tecnologia. 1. ed. Natal: Edufrn, 2016, p. 11-18.

BATISTA, A. P. Educação Física e Recursos Educacionais Digitais: uma intervenção pedagógica no ensino médio integrado do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte. 2021. 195 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

BEZERRA, T. R.; BARROS, J. M. A. Podcast e a educação física escolar: um relato de experiência. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2021.

BIKEL, R. L.; BENITES, L. C. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: antes e durante a pandemia de Covid-19. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-18, 2022.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. 2007. p. 837-846.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRITO, P. G. Educação Física como linguagem: íntima relação entre biológico e social. In: 10mo Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias. Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Departamento de Educación Física, 2013.

CARVALHO, M. F. et al. O podcast como ferramenta pedagógica do programa Prev-Quedas durante a pandemia. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2021.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. CIEB: Estudos 5: Modelos de curadoria de recursos educacionais digitais. São Paulo: CIEB, 2017. E-book em pdf.

CHAVES, P. N.; ARAÚJO, A. C. Pensando o corpo travestido e transexualizado no esporte: uma análise da película Beautiful Boxer. Motrivivência (Florianópolis), v. 27, p. 219-229, 2015.

CHAVES, P. N.; BARROS, J. M. A.; SOUSA, D. Q. O.; COSTA, A. L. S.; ARAÚJO, A. C. Construindo diálogos entre a Mídia? Educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência (Florianópolis), v. 27, p. 150-163, 2015.

CHAVES, J. V. M. et al. Podcasts nas aulas de educação física: um relato de experiência do PIBID educação física da UFRN. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2021.

CORDEIRO, S. S. (Org.). Múltiplos olhares em Mídia-educação. Natal: SEDIS-UFRN, 2023. 431p.

CORDEIRO, Sandro da Silva. Mídia-Educação e Formação Docente: a avaliação de um modelo formativo em questão. in: CORDEIRO, S. S. (Org.). Múltiplos olhares em Mídia-educação. Natal: SEDIS-UFRN, 2023, p. 21-70.

CORDEIRO, S. S.; FIGUEIREDO, M. S. Prática pedagógica em mídia-educação. Natal: SEDIS-UFRN, 2021.

FANTIN, M. Crianças, cinema e mídia-educação: olhares e experiências no Brasil e na Itália. 2006. p. 1-399.

FANTIN, M. ALFABETIZAÇAO MIDIÁTICA NA ESCOLA. In: Congresso de leitura e vii seminário "Mídia, educação e leitura”, 16. 2007, Campinas. Alfabetização midiática na escola. Ufsc, 2007. p. 1-10. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem05pdf/sm05ss15_06.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.

FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. E. P. Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 69-96, abr. 2009.

FANTIN, M. Crianças, mídia, cinema e tecnologias na educação infantil: desafios da formação. in: CORDEIRO, S. S. (Org.). Múltiplos olhares em Mídia-educação. Natal: SEDIS-UFRN, 2023, p. 71-97.

FREIRE, E. P. A. Aplicações escolares do Podcast. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA). 2013a.

FREIRE, E. P. A. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. EFT: Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 35-51, 2013b.

FREIRE, E. P. A. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, v. 18, n. 2, p. 55-71, 2017.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

JESUS, W. B. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/121992>.

OLIVEIRA, K. G. L.; MENDES, D. S. Produzindo Podcasts na Educação física: Possibilidades e Desafios Durante o ensino remoto. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2021.

O'reilly, T. What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. 2005. Disponível em: http://oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html. Acesso em 09/06/2023.

LOPES, L. Podcast: guia básico. Marsupial Editora, 2015. 128 p.

MINAYO, M. C. de S. et al. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Pesquisa social: teoria, método e criatividade, v. 21, p. 9-29, 1994.

MELO, Lucas Rafael et al. O uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino da educação física durante o ensino remoto–um relato de experiência no PIBID/UFRN. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Belo HorizonteÇ CBCE, 2021.

PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto: revista do mestrado da comunicação UFRGS. Vol. 2, n. 12 (jul./dez. 2005), p. 1-23, 2005

RODRIGUES, R. et al. “Educação Física Escolar: lutas em debate”: o podcast de extensão. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2021.

SANTOS NETO, S. R. Corpo Podcast: narrativas na comunicação científica em Educação Física. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2021.

SANTOS, B. C. A.; FUZII, F. T. A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar. Comunicações, v. 26, n. 1, p. 327-347, 2019.

SAIDELLES, T. et al. A utilização do podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Santa Maria, v. 7, n. 1, p. 1-10, novembro, 2018.

SILVA, S. A. P. S. A pesquisa qualitativa em educação física. Rev. paul. educ. fís, p. 87-98, 1996.

SOUSA, Dandara Queiroga Oliveira; TINOCO, Rafael Góis.; BARROS, Joyce Mariano Barros.; BATISTA, Alison Pereira; ARAÚJO, Allyson Carvalho. Apontando Possibilidades Pedagógicas na Educação Física a Partir da Mídia Educação. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, p. 26-40, 2014.

SOUSA, Dandara Queiroga Oliveira; ARAÚJO, Allyson Carvalho. Mídia-Educação: um convite à aventura na educação física escolar. in: ARAÚJO, A. C.; BATISTA, A. P.; RIBAS, M. R (Org). Vamos pensar as mídias na escola? Educação física, movimento, tecnologia. 1. ed. Natal: Edufrn, 2016, p. 75-91.

SOUZA JUNIOR, Antônio Fernandes; CUNHA, Sérgio Melo; FELIX, Carlos Vitor; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas; ARAÚJO, Allyson Carvalho. Produção de narrativas digitais sobre os jogos olímpicos: experiências com as histórias em quadrinhos. Interfaces científicas - EDUCAÇÃO, v. 7, p. 27-39, 2019.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

BEZERRA, T. R.; BARROS, J. M. A.; ARAÚJO, A. C. Podcast na Educação física escolar: possibilidades de ensino em meio a pandemia . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.134130. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134130. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3