Mídias, tecnologias e Educação Física

inspirações do Novo Materialismo (Feminista)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.134125

Palavras-chave:

Educação Física e mídias, Novo Materialismo Feminista, Pensamento Relacional

Resumo

Em formato de ensaio, o presente texto objetiva uma aproximação dos estudos de mídias e tecnologias da Educação Física (EF) a preceitos do Novo Materialismo (NM), com o foco na vertente Feminista (NMF). Para tanto, expõe e discute algumas das principais características desse campo emergente, propondo-as como inspirações para a pesquisa e a prática em EF na cultura digital. O ensaio se organiza em duas grandes seções. A primeira sugere um breve debate sobre os estudos de EF, mídias, tecnologias e comunicação, aproximando tais campos aos preceitos do NM e no interesse da cultura digital. A segunda apresenta o NMF e elenca duas perspectivas importantes relacionadas a essa corrente: os pressupostos do pensamento relacional e a importância metodológica dos mapeamentos. Por fim, o ensaio aponta que, ao ser tomado não como um conjunto teórico, mas como dispositivo de sensibilização, o NMF abre oportunidades de considerar as práticas didáticas e de pesquisa na EF, com as tecnologias e mídias, corporal e socialmente situadas. Além disso, assinala a necessidade de mais pesquisas e debates sobre o NMF na EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyana Virgínia Thédiga de Miranda

Doutora em Educação, linha Educação e Comunicação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/ECO/UFSC). Mestre em Educação (PPGE/ECO/UFSC). Publicitária e Jornalista.

Referências

ALAIMO, S.; HEKMAN, S. Introduction: Emerging Models of Materiality pp. 1-19. In ALAIMO, S.; HEKMAN, S. Feminist Theory. Material Feminisms (Eds.), Bloomington: Indiana University Press, 2008.

BARAD, K. Diffracting Diffraction: Cutting Together-Apart, Parallax, 20:3, pp.168-187, 2014. DOI: 10.1080/13534645.2014.927623

BARAD, K. Meeting the universe halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Durham: Duke University Press, 2007.

BARAD, K. Posthumanist Performativity: Toward an Understanding of How Matter Comes to Matter. Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 28, no 3, pp. 801-831 2003. DOI: https://doi.org/10.1086/345321

BARBOSA, L. G. Contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour para a Educação Física. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física). Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2021. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/coefi/TCC_Lucas(4).pdf Acesso em: 20. Jun. 2023.

BAXTER, K. The politics of the gloves: Finding meaning in entangled matter. In NEWMAN J., THORPE H., ANDREWS D. (Eds.), Sport, physical culture and the moving body: Materialisms, technologies and ecologies, pp. 151–169. Rutgers University Press, 2020.

BÉVORT, E. BELLONI, M.L Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc. 30 (109), 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400008 Acesso em: 10. Jun. 2023

BODEN, L., LENZ TAGUCHI, H., TAYLOR, C. Relational Materialism. Oxford Research Encyclopedia of Education, 2019. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.789

BOLLMER, G. Materialist Media Theory: an introduction. London: Bloomsbury Academic, 2019.

BRAIDOTTI, R. A theoritical Framework for the Critical Posthumanities. Theory, Culture and Society, 36 (6), pp. 31–61. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0263276418771486

BRAIDOTTI. R. The Posthuman. Cambridge: Polity Press, 2013.

BUCKINGHAM, D. Digital Media Literacies: Rethinking Media Education in the Age of the Internet. The Journal of Media Literacy, Vol. 64 (1-2), pp. 12-15. 2017

CALLON, M.; LAW, J. After the individual in society: Lessons on collectivity from science, technology and society. Canadian Journal of Sociology, v. 22, no 2, p. 165-182, 1997. DOI: https://doi.org/10.2307/3341747

CITTON. Y. Entretien avec Bruno Latour : Les médias sont-ils un mode d’existence ?. global.fr , 2, pp.146 – 157, 2014. Disponível em: https://sciencespo.hal.science/hal-03460290/ Acesso em: 12. Jun. 2023

CHOI, C.B. Local collective identity enculturation within a global media consumption culture. Asia Pacific Educ. Rev. 3, pp. 1–17, 2002. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03024916

CLANCY, B. Material Perspectives in Media and Technology Studies. Master's in Communications, 2018. Disponível em: < https://encurtador.com.br/wyzAH>. Acesso em: dia, mês e ano.

COLMAN, F. Feminising politics: notes on material and temporal feminist modal logics in action. Matter: Journal of New Materilaism Research, 1 (1). pp. 1- 2 2., 2020. DOI: https://doi.org/10.1344/jnmr.v1i1.29895

COLMAN, F. Agency. New Materialism Almanac. Disponível em: http://newmaterialism.eu/almanac/a/agency.html Acesso em: 12. Jun. 2023

COSTA, C; FUNCK, S. Debate: O Antropoceno, O Pós-Humano e o Novo Materialismo, Rev. Estud. Fem. 25 (2), May-Aug, pp. 903-908, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p903

DECUYPERE, M. STS in/as education: where do we stand and what is there (still) to gain? Some outlines for a future research agenda, Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 40:1, pp. 136-145, 2019. DOI: 10.1080/01596306.2018.1549709

DECUYPERE, M. Visual Network Analysis: a qualitative method for researching sociomaterial practice. Qualitative Research, 20:1, pp. 73-90, 2020. DOI:

https://doi.org/10.1177/1468794118816613

DECUYPERE, M. SIMONS, M. Relational thinking in education: topology, sociomaterial studies, and figures, Pedagogy, Culture & Society, 24:3, pp. 371-386, 2016. DOI: 10.1080/14681366.2016.1166150

DOLPHIJN, R.; VAN DER TUIN. I. (Eds.) New Materialism: Interviews & Cartographies. Open Humanities Press, 2012

DEZUANNI, M. Agentive Realism and Media Literacy. The Journal of Media Literacy, Vol. 64 (1-2), 16-20. 2007.

DUMIT, J. Writing the Implosion: Teaching the World One Thing at a Time.Cultural Anthropology 29, no. 2: pp. 344–362, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.14506/ca29.2.09. Acesso em: 13. Jun. 2023

ELLIS, C. Antebellum Posthuman: Race and Mate- riality in the Mid-Nineteenth Century. New York: Fordham University Press, 2018.

FENWICK T. e EDWARDS, R. Networks of knowledge, matters of learning, and criticality in higher education. Higher Education, v. 67, no 1, pp. 35-50, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-013-9639-3

FENWICK T.; EDWARDS, R.; SAWCHUK, P. Emerging Approaches to Educational Research. London and New York: Routledge, 2011.

FULLAGAR. S. Post-qualitative inquiry and the new materialist turn: implications for sport, health and physical culture research, Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 9:2, pp.247-257, 2017. DOI: 10.1080/2159676X.2016.1273896

GROSZ, E. Time travels: Feminism, nature, power. Durham, NC.: Duke University Press, 2005.

HALL, R. The implications of Autonomist Marxism for research and practice in education and technology, Learning, Media and Technology, 40:1, pp.106-122, 2015. DOI:10.1080/17439884.2014.911189

HARAWAY, D. Staying with the Problem: Making Kin in the Chthulucene Durham: Duke University Press, 2016.

HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Situando diferenças, v.5, pp. 7-41, 1995. Disponível em: <https://ieg.ufsc.br/storage/articles/October2020/31102009-083336haraway.pdf>. Acesso em 15. Jun. 2023.

HAZARD, S. Two Ways of Thinking About New Materialism, Material Religion, 15:5, pp. 629-631, 2019. DOI: 10.1080/17432200.2019.1666585

HEARN, A. Confessions of a Radical Eclectic: Reality Television, Self-Branding, Social Media, and Autonomist Marxism, Journal of Communication Inquiry, 35(4): pp.313-321, 2011. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0196859911417438 Acesso em: 15. Jun. 2023

IKONIADOU, E.; WILSON, S. (Eds.) Media After Kittler. Rowman & Littlefield International, 2015.

KUNZ, E. Educação Física: ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2013.

LATOUR, B. Why has critique run out of steam? From matters of fact to matters of concern. Critical Inquiry, 30 (2), pp. 225-248, 2004 Disponivel em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/421123 Acesso em: 15. Jun. 2023

LAZZARATO, M. Signs and Machines: capitalism and the production of subjectivity. Semiotext(e): Los Angeles, 2014.

LEMOS, A. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia (São Paulo), n. 43 pp. 54–66, jan. 2020 Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/DvNQBjKxf4hBZf3cQHBL5FL/?lang=pt Acesso em: 10. Jun. 2023

LENZ TAGUCHI, H. Going Beyond the Theory/Practice Divide in Early Childhood Education. London and New York: Routledge, 2008.

LENZ TAGUCHI, H. Investigating Learning, Participation and Becoming in Early Childhood Practices with a Relational Materialist Approach. Global Studies of Childhood, v. 1, no 1, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.2304/gsch.2011.1.1.36

LETTOW, S. Turning the turn: New materialism, historical materialism and critical theory. Thesis Eleven, 140(1), pp. 106–121. 2017 Disponível em: https://doi.org/10.1177/0725513616683853, Acesso em: 12. Jun. 2023

MCLUHAN, M. Os Meios de Comunicação como Extensões do HomemEditora Cultrix: São Paulo, 1964.

MARKS, B. Autonomist Marxist Theory and Practice in the Current Crisis. ACME: An International Journal for Critical Geographies, 11(3), pp. 467–491, 2015. Disponível em: https://acme-journal.org/index.php/acme/article/view/942 Acesso em: 16. Jun. 2023

MARKULA, P. Human Bodies in Motion: The Performative Intra-Actions of Materialization Cultural Studies ↔ Critical Methodologies 23:2, pp. 146-156, 2023. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/15327086221144790 Acesso em: 16. Jun. 2023

MARKULA P. What is new about new materialism for sport sociology? Reflections on body, movement, and culture. Sociology of Sport Journal, 36(1), pp. 1–11. 2019. DOI: https://doi.org/10.1123/ssj.2018-0064

MENDES, D. DE S.; BARBOSA, L. G. Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, p. e001122, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/mXQKd8ZJqMPmsnYzZf9bVBS/abstract/?lang=pt# Acesso em: 10. Jun. 2023

MEZZAROBA, C. A formação e constituição de um subcampo acadêmico: a mídia-educação na educação física – Configurações, perspectivas e inflexões. 493 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018.

MIRANDA, L. V. T. Saberes de ação, interação e comunicação: metodologia ativa e resolução colaborativa de problemas com crianças na escola. 261 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2016.

MONFORTE, J. What is new in new materialism for a newcomer?, Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 2018. DOI: 10.1080/2159676X.2018.1428678

NEWMAN J., THORPE H., ANDREWS D. L. Introduction: Sport, physical culture, and new materialism. In Newman J., Thorpe H., Andrews D. (Eds.), Sport, physical culture and the moving body: Materialisms, technologies and ecologies, pp. 1–46. Rutgers University Press, 2020.

OLIVEIRA M.R.R, HACK C. Mídia e Educação Física Escolar: panoramas mídia-educativos no contemporâneo. pp. 43-56. In: DORENSKI S, LARA L, ATHAYDE P. (orgs). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas. Natal: EDUFRN; 2020.

PARIKKA, J. A Geology of Media. Minneapolis: University of Minnesota Press. 2015.

PISCHETOLA, M; MIRANDA, L. V. T; ALBUQUERQUE, P. The invisible made visible through technologies’ agency: a sociomaterial inquiry on emergency remote teaching in higher education, Learning, Media and Technology, 2021. DOI: 10.1080/17439884.2021.1936547

RICHARD. E. ; FENWICK, T. Critique and Politics: A sociomaterialist intervention. Educational Philosophy and Theory, 47 (13-14):1385-1404, 2015

ROGOWSKA-STANGRET, M. Corpor(e)al Cartographies of New Materialism: Meeting the Elsewhere Halfway. minnesota review, 88, pp. 59-58, 2017. DOI: 10.1215/00265667-3787390

SØRENSEN, E. The Materiality of Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

TAYLOR, C.; IVINSON, G. (Eds.). Material feminisms: New directions for education. London: Routledge, 2018.

TELLES, M. Teoria Alemã das Mídias: mídia, história, cultura e técnica no território comunicacional alemão. 2019. 186 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - UniversidadeFederal do Rio Grandedo Sul, Porto Alegre, 2019.

VAN DER TUIN, I. Generational feminism: New materialist introduction to a generative approach. London: Lexington Books, 2014.

VAN DER TUIN, I. New feminist materialisms, Women's Studies International Forum, Volume 34, Issue 4, pp. 271-277 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.wsif.2011.04.002. Acesso em: 12. Jun. 2023.

WEHELIYE, A. Habeas Viscus: Racializing Assemblages, Biopolitics, and Black Feminist Theories of the Human. Durham, N.C.: Duke University Press, 2014.

WITHEFORD, N. Autonomist Marxism and Information Society, Capital & Class , 18 (1), pp. 85–125, 1994. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/030981689405200105 Acesso em: 12. Jun. 2023

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga de. Mídias, tecnologias e Educação Física: inspirações do Novo Materialismo (Feminista). Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.134125. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134125. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3