Vivenciando a Catira e a Mídia-educação nas aulas de Educação Física escolar

Autores

  • Eurenes Alves Martins Universidade Federal de Goiás
  • Flórence Rosana Faganello Gemente Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula Salles da Silva Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-5155-1425

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133755

Resumo

A Catira é uma dança regional típica de algumas regiões e estados brasileiros e está integrada aos conteúdos abordados pela Educação Física escolar, de acordo com a BNCC (2017), que traz também como uma de suas competências gerais a cultura digital, no sentido da aprendizagem crítica, reflexiva, significativa e ética nas diversas práticas escolares e cotidianas. Assim, o presente estudo elaborou, desenvolveu e analisou uma sequência didática sobre a dança regional Catira, articulada com os princípios da Mídia-educação, com o intuito de potencializar os processos de apropriação e produção do conhecimento por parte das crianças nas aulas de Educação Física escolar. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo os princípios da pesquisa-ação educacional, com uma turma do 2º Ano/ensino fundamental de uma escola municipal em Palmas/TO. Nos resultados, constatamos que a articulação entre os princípios da Mídia-educação com o conteúdo da Catira potencializou a fruição e a aprendizagem dos alunos durante as aulas, aumentando simultaneamente o seu repertório cultural sobre a Catira e sobre as mídias e as TDICs. Além disso, possibilitou o desenvolvimento de estratégias metodológicas capazes de incentivar e potencializar os processos de apropriação e produção do conhecimento por parte dos alunos nas aulas de Educação Física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flórence Rosana Faganello Gemente, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP), Mestra em Ciências da Motricidade (UNESP), docente da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG). 

Ana Paula Salles da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Física (UFSC), Mestra em Educação Física (UFSC), professora associada da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG). 

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

MARTINS, Eurenes Alves; GEMENTE, Flórence Rosana Faganello; SILVA, Ana Paula Salles da. Vivenciando a Catira e a Mídia-educação nas aulas de Educação Física escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133755. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133755. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3