Capas de jornais e Educação Física

propostas de utilização do discurso verbal e visual no ambiente escolar

Autores

  • José Carlos Marques Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ciências Humanas. Bauru, SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133690

Palavras-chave:

Ensino, Esporte, Comunicação, Jornalismo

Resumo

Neste artigo, procuramos apresentar uma proposta específica de utilização de capas de jornais (que podem estar presentes no seu suporte impresso ou digital) como tema e conteúdo de discussão no ambiente escolar, especialmente em aulas de Educação Física. O objetivo é permitir uma melhor compreensão de como o jornalismo e a sociedade olham para uma das dimensões do esporte, neste caso, o chamado esporte competição ou esporte de alto rendimento. Acreditamos que o universo da Educação Física seja um espaço privilegiado na escola para o tratamento do esporte, haja vista que o alunado, independentemente de qualquer iniciativa pedagógica que se faça, é exposto diariamente a esse universo da competição em diferentes meios e plataformas (televisão, rádio, internet, redes sociais, jornais, revistas, cinema, publicidade etc.). Portanto, nada melhor que esse “letramento” e que uma melhor capacitação de leitura sobre o esporte retratado nos jornais tenha também a contribuição de profissionais da Educação Física.

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Biografia do Autor

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ciências Humanas. Bauru, SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e do Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

09-11-2023

Como Citar

MARQUES, José Carlos. Capas de jornais e Educação Física: propostas de utilização do discurso verbal e visual no ambiente escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133690. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133690. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3