Capas de jornais e Educação Física
propostas de utilização do discurso verbal e visual no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.133690Palavras-chave:
Ensino, Esporte, Comunicação, JornalismoResumo
Neste artigo, procuramos apresentar uma proposta específica de utilização de capas de jornais (que podem estar presentes no seu suporte impresso ou digital) como tema e conteúdo de discussão no ambiente escolar, especialmente em aulas de Educação Física. O objetivo é permitir uma melhor compreensão de como o jornalismo e a sociedade olham para uma das dimensões do esporte, neste caso, o chamado esporte competição ou esporte de alto rendimento. Acreditamos que o universo da Educação Física seja um espaço privilegiado na escola para o tratamento do esporte, haja vista que o alunado, independentemente de qualquer iniciativa pedagógica que se faça, é exposto diariamente a esse universo da competição em diferentes meios e plataformas (televisão, rádio, internet, redes sociais, jornais, revistas, cinema, publicidade etc.). Portanto, nada melhor que esse “letramento” e que uma melhor capacitação de leitura sobre o esporte retratado nos jornais tenha também a contribuição de profissionais da Educação Física.
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