O presente e o futuro
o olhar do futuro professor sobre o uso do edublog
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.133557Palavras-chave:
Blog, Educação superior, Formação Inicial de Professores, Ensino Fundamental, Ferramentas digitais/internetResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a opinião de alunos que participaram de uma experiência educacional por meio do uso de um blog durante o ano letivo 2022-2023 em uma disciplina universitária. Os dados foram coletados a partir de uma proposta de reflexão final, a partir do blog da disciplina, e que todos os grupos de alunos tiveram que responder. Por meio de uma análise qualitativa, foram definidas cinco categorias: o blog como ferramenta de inovação educacional, o blog como ambiente significativo de aprendizagem, o blog como aprimoramento da competência digital, o blog como agente de avaliação formativa e compartilhada e propostas de melhoria. Os resultados demonstram grande satisfação quanto ao uso do blog, pois o consideram uma ferramenta de recurso didático inovador, que facilita o acompanhamento da disciplina e a reflexão sobre temas relacionados à Educação Física, o que de outra forma não seria possível; além de ser um excelente recurso como parte da avaliação formativa e compartilhada dos próprios alunos. No entanto, é uma ferramenta muito útil para implementar metodologias abertas e participativas que possibilitem lidar com conteúdos teóricos relevantes, sem implicar na redução do tempo de atividade motora.
Downloads
Referências
BATES, T. Promesas y mitos del aprendizaje virtual en la educación post-secundaria (pp. 335-359). En M. Castells (Ed.). La sociedad red: una visión global. Madrid: Alianza Editorial. 2009.
BROWN, S. Assessments for learning. Learning and teaching in higher education, n. 1, 81-89. 2005
CAPLLONCH, M. Las Tecnologías de la Información y la Comunicación en la Educación Física de Primaria: estudio sobre sus posibilidades educativas (Tesis doctoral inédita, Universidad de Barcelona, Barcelona, España). 2005.
CHO, M.H.; LIM, S.; LEE, K. Does documenting the regulation process on a blog enhance pre-service teachers’ self- and co-regulation in a collaborative project? Australasian Journal of Educational Technology, 8 abr. 2017.
COUTINHO, C. Cooperative learning in higher education using we-blogs: A study with undergraduate students of education in Portugal. En World multi-conference on systemics, cybernetic and informatics, Vol. 1 (pp. 60–64). Orlando (Estados Unidos). 2007.
DUART, J. M. La red en los procesos de enseñanza de la universidad. Comunicar. Revista Científica de Comunicación y Educación, n. 37, 10-13. 2011.
GARCIA, E.; MOIZER, J.; WILKINS, S.; HADDOUD, M.Y. Student learning in higher education through blogging in the classroom. Computers & Education, n. 136, 61-74. 10.1016/j. compedu.2019.03.011. 2019.
JACKSON, N. J. Exploring learning ecologies. London, UK: 2016
KHAN, A. Blog-based professional development of English teachers in Mumbai: The potential of innovative practice under scrutiny. Australasian Journal of Educational Technology, 5 dez. 2016.
MARIN-DIAZ, M. V.; GOMEZ-PARRA, E. Edublogs in the Development of the European Higher Education Area: An Initiative in the Primary Education Degree Course at the University of Cordoba (Spain). Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 197, p. 2251–2256, jul. 2015.
MOLINA ALVENTOSA, J. P.; VALENCIA PERIS, A.; SUÁREZ GUERRERO, C. Percepción de los estudiantes de una experiencia de uso didáctico de blog docente en Educación Superior. Educación XX1, v. 19, n. 1, 11 nov. 2015.
MOLINA, P.; VALENCIA-PERIS, A.; GÓMEZ-GONZALVO, F. Innovación docente en Educación Superior: edublogs, evaluación formativa y aprendizaje colaborativo. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 20, n. 2, p. 432–450, 1 set. 2016.
MOYA-MATA, I.; LIZANDRA, J. El uso de edublogs para el acompañamiento y tutorización del alumnado en educación superior: uma experiencia en tiempos de pandemia. Em: LÓPEZ-MENESES, E. et al. (Eds.). Innovación universitaria Reformulaciones en la nueva educación. 1. ed. Barcelona: Ediciones OCTAEDRO, S. L., 2021. v. 1p. 1–55.
MUÑOZ-CARRIL, P.-C.; GONZÁLEZ-SANMAMED, M.; FUENTES-ABELEDO, E. J. Use of blogs for prospective early childhood teachers. Educación XX1, v. 23, n. 1, 25 out. 2019.
PÉREZ-SAMANIEGO, V.; FUENTES, J.; DEVÍS-DEVÍS, J. El análisis narrativo en la educación física y el deporte. Movimento, v.17, n. 4, 11-42. 2001.
PINYA, C.; TUR, G.; ROSSELLÓ, M. R. Los blogs en la formación docente inicial. Estudios pedagógicos (Valdivia), v. 42, n. 1, p. 223–233, 2016.
SHARMA, P.; XIE, Y. Student Ex-periences of Using Weblogs: An Explo-ratory Study. Journal of Asynchronous Learning Networks, 12(3-4), 137-156. 2008.
SIM, J. W. S.; HEW, K. F. The use of weblogs in higher education settings: A review of empirical research. Educational Research Review, v. 5, n. 2, 151-163. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.