Educação física, jogos eletrônicos e BNCC

como os livros didáticos abordam a temática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133541

Palavras-chave:

Educação Física, Jogos Eletrônicos, Livros Didáticos, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como os Jogos Eletrônicos são abordados nas obras didáticas do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD a partir das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC e apontar possíveis avanços em proposições vindouras. Para tanto, adotada uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a análise documental como técnica de análise das obras didáticas. Apresenta um arrazoado teórico sobre Jogos Eletrônicos, BNCC e livros didáticos e descreve cada uma das obras. Na sequência, aborda como cada uma das obras trata as dimensões de conhecimento indicadas na BNCC. Conclui-se que as dimensões do conhecimento que permitem a aquisição das habilidades da área foram, em maior ou menor intensidade, abordadas nas obras analisadas. Contudo, aprofundamentos podem e devem ser realizados, tendo em vista o processo de aquisição de conhecimentos, competências e habilidades por parte de alunos e alunas. Cabe aos professores e professoras apropriarem-se desse recurso, explorando sua relevância e integrando-o de maneira adequada ao processo educacional.

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Biografia do Autor

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Vice-coordenador do curso de Educação Física. Coordenador do curso de especialização lato sensu em Educação Física Escolar. Professor de graduação e pós-graduação.

Raquel Stoilov Pereira Moreira, Centro Universitário de Várzea Grande

Mestra em Educação Física pela USJT. Doutora em Educação Física pela USP.

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Publicado

09-11-2023

Como Citar

MOREIRA, Evando Carlos; MOREIRA, Raquel Stoilov Pereira. Educação física, jogos eletrônicos e BNCC: como os livros didáticos abordam a temática?. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133541. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133541. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3