Educação física, jogos eletrônicos e BNCC
como os livros didáticos abordam a temática?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.133541Palavras-chave:
Educação Física, Jogos Eletrônicos, Livros Didáticos, Base Nacional Comum CurricularResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como os Jogos Eletrônicos são abordados nas obras didáticas do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD a partir das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC e apontar possíveis avanços em proposições vindouras. Para tanto, adotada uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a análise documental como técnica de análise das obras didáticas. Apresenta um arrazoado teórico sobre Jogos Eletrônicos, BNCC e livros didáticos e descreve cada uma das obras. Na sequência, aborda como cada uma das obras trata as dimensões de conhecimento indicadas na BNCC. Conclui-se que as dimensões do conhecimento que permitem a aquisição das habilidades da área foram, em maior ou menor intensidade, abordadas nas obras analisadas. Contudo, aprofundamentos podem e devem ser realizados, tendo em vista o processo de aquisição de conhecimentos, competências e habilidades por parte de alunos e alunas. Cabe aos professores e professoras apropriarem-se desse recurso, explorando sua relevância e integrando-o de maneira adequada ao processo educacional.
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