“Se vocês soubessem o que aconteceu, ficariam enojados”
o que o futebol pode nos ensinar sobre a pós-verdade?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.133511Palavras-chave:
Pós verdade, Desinformação, Futebol, Cultura Digital, EducaçãoResumo
Este ensaio tem o objetivo de refletir sobre a pós-verdade em diálogo com o universo do esporte, em especial, do futebol, no intuito de reunir subsídios úteis para a compreensão do fenômeno da desinformação. Para isso, organiza-se de acordo com o seguinte itinerário: a) a cultura digital como condição técnica e sociocultural da ascensão de novas formas de expressão e participação essenciais à pós verdade; b) a relação entre esporte e fake news ilustrada pelo caso da final da Copa do Mundo de futebol de 1998, evento no qual as seleções brasileira e francesa se enfrentaram e cujo resultado deu origem a boatos e teorias conspiratórias; c) seis “lições” a respeito da pós verdade, a desinformação e suas relações com a vida social. Por fim, o artigo reflete sobre os desafios, as implicações e as demandas impostas pela desinformação e demais fenômenos ligados à pós-verdade para o futuro da cultura digital, da educação e da democracia.
Downloads
Referências
BUCKINGHAM, David. The media education manifesto. Cambridge: Polity Press, 2019.
CRUZ JUNIOR, Gilson. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em temos de fake news. Educação temática digital, Unicamp, v. 21, n. 1, p. 278-284, 2019.
CRUZ JUNIOR, Gilson. "Ver o que temos diante do nariz exige uma luta constante": a pós-verdade como desafio à educação na era digital. Educação Temática Digital, Campinas, v. 23, n. 1, p. 273–290, 2021.
DA EMPOLI, Giuliano. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar as eleições. São Paulo: Vestígio, 2019.
D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro, 2018.
KAKUTANI, Michiko. A morte da verdade: notas sobre a mentira na era Trump. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, SP: ed. 34, 1999.
MCINTYRE, Lee. Post-truth. Massachusetts: MIT Press, 2018.
RECUERO, Raquel. Desinformação, mídia social e COVID-19 no Brasil: relatório, resultados e estratégias de combate. Pelotas, RS: MÍDIARS, 2021.
STANLEY, Jason. Como funciona o fascismo: a política do “nós” e “eles”. Porto Alegre: L&PM, 2020.
WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.