Tecnologias da Informação e Comunicação e propostas para o ensino da Capoeira

a visão dos alunos

Autores

  • Rafael Soares Bufalo Universidade Estadual Paulista
  • Fernanda Moreto Impolcetto Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133510

Palavras-chave:

Capoeira, Processo de ensino e aprendizagem, TIC, Discurso do sujeito coletivo

Resumo

Com a sistematização do ensino da capoeira, o que era marcado pela presença da imprevisibilidade e liberdade de movimento, passou a ter características padronizadas. Ainda são poucos os estudos que discutem a prática pedagógica no universo da capoeira, assim como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nas aulas. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a opinião de alunos que participaram de propostas diferentes de ensino da capoeira, uma tradicional tecnicista e outra baseada na lógica do jogo na roda, sobre a experiência de aprendizagem e o uso das TIC no processo de ensino. Colaboraram com a pesquisa 11 alunos. As falas dos participantes foram gravadas, transcritas e analisadas por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os principais resultados apontaram que a metodologia tradicional tecnicista favoreceu a aprendizagem técnica dos movimentos da capoeira, mas demonstrou algumas carências como a dificuldade para a compreensão do jogo. A proposta de ensino por meio de jogos contribuiu para uma aprendizagem lúdica, com a valorização da liberdade de movimento, da criatividade e da imprevisibilidade das ações. Já o uso das TIC, permitiu uma construção de conhecimento mais dinâmica e potencializou o progresso dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Ciencias da Motricidade Humana pela Unesp de Rio Claro e Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Unesp de Rio Claro. É Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro. Desenvolve pesquisas na area da Educação Física Escolar e pedagogia do Esporte.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

BUFALO, Rafael Soares; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Tecnologias da Informação e Comunicação e propostas para o ensino da Capoeira: a visão dos alunos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133510. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133510. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3