Educação Física na perspectiva da Mídia-Educação
relato de uma experiência na escola
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.133374Palavras-chave:
Educação Física, Mídia-Educação, Escola, Participação, EstudantesResumo
Este texto objetiva analisar uma experiência pedagógica com as tecnologias digitais e a mídia na Educação Física escolar no âmbito da mídia-educação em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de educação de Arroio Grande – RS. Especificamente, a intenção é: a) contribuir para a integração das questões da mídia-educação na escola; b) conhecer as vantagens e os limites do uso da mídia e das tecnologias digitais para a participação discente nas aulas de Educação Física. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como qualitativo e exploratório. A pesquisa-ação foi utilizada como método. Os dados foram registrados em um diário de campo e analisados a partir da análise de conteúdo. Como resultado, identificou-se que o uso das tecnologias digitais e da mídia orientado pelos princípios da mídia-educação estimulam a participação, a apropriação e o engajamento do alunado nas aulas de Educação Física. Quanto às principais limitações do estudo destacam-se os desafios em estabelecer um trabalho baseado na pesquisa-ação no âmbito do ensino remoto e os problemas de acesso à infraestrutura tecnológica.
Palavras-chave: Educação Física. Mídia-Educação. Escola. Participação. Estudantes
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