Educação Física na perspectiva da Mídia-Educação

relato de uma experiência na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133374

Palavras-chave:

Educação Física, Mídia-Educação, Escola, Participação, Estudantes

Resumo

Este texto objetiva analisar uma experiência pedagógica com as tecnologias digitais e a mídia na Educação Física escolar no âmbito da mídia-educação em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de educação de Arroio Grande – RS. Especificamente, a intenção é: a) contribuir para a integração das questões da mídia-educação na escola; b) conhecer as vantagens e os limites do uso da mídia e das tecnologias digitais para a participação discente nas aulas de Educação Física. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como qualitativo e exploratório. A pesquisa-ação foi utilizada como método. Os dados foram registrados em um diário de campo e analisados a partir da análise de conteúdo. Como resultado, identificou-se que o uso das tecnologias digitais e da mídia orientado pelos princípios da mídia-educação estimulam a participação, a apropriação e o engajamento do alunado nas aulas de Educação Física. Quanto às principais limitações do estudo destacam-se os desafios em estabelecer um trabalho baseado na pesquisa-ação no âmbito do ensino remoto e os problemas de acesso à infraestrutura tecnológica.

Palavras-chave: Educação Física. Mídia-Educação. Escola. Participação. Estudantes  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70. ed, 2011.

BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia-Educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de Educação Física: Estudo de caso na Unipampa. Movimento, Porto Alegre, p. 1025-1036, ago. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/53778. Acesso em: 20 jun. 2023.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências e diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, Monica. Mídia-educação no ensino e o currículo como prática cultural. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 2, p. 437-452, maio/ago. 2012.

FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. (Orgs.). Cultura Digital e Escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012.

GIRARDELLO, Gilka.; OROFINO, Isabel. Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil. Comunicação Mídia e Consumo, v. 9, n. 25, p. 73–90, 2012. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312. Acesso em: 20 jun. 2023.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2015.

MENDES, Diego de Souza. O estágio na licenciatura em educação física em perspectivas semiótica: (re)ver-se e (re)criar-se em imagens. 2016. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Campus Presidente Prudente, 2016.

OLIVEIRA, Marcio Romeu; HACK, Cassia. Mídia e educação física escolar: panoramas mídia-educativos no contemporâneo. In: DORENSKI, Sergio; LARA, Larissa; ATHAYDE, Pedro. (Org.) Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas. Natal: EDUFRN, 2020. p. 43 – 56.

PALFREY, Jonh.; GASSER, Urs. Nascidos na era digital. Entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PIRES, Giovani de Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ary; LISBÔA, Mariana Mendonça. Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, jan./jun. 2012.

PRETTO, Nelson de Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011.

RIVOLTELLA, Pier Cesare. Mídia-educação e pesquisa educativa. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n.1, p. 119-140, jan./jun. 2009.

SILVA, Thais Gama da. Protagonismo na adolescência: a escola como espaço e lugar de desenvolvimento humano. 2009. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Criatividade e generosidade no mundo conectado. Tradução Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. São Paulo: Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

BIANCHI, Paula; MORAES, João Carlos Pereira de; VIANA FILHO, Edgar Gomes. Educação Física na perspectiva da Mídia-Educação: relato de uma experiência na escola. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133374. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133374. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3