“Pensei que ia jogar era no celular, não me mexendo...”

Tematizando os jogos digitais em uma escola pública de Tocantinópolis-TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133145

Resumo

O presente estudo tem por objetivo relatar uma experiência pedagógica com a temática jogos digitais, com a especificação dos jogos de celular, na disciplina de Educação Física, em uma escola pública de ensino integral na cidade de Tocantinópolis - TO. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de campo e de intervenção pedagógica, tendo como sujeitos 25 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental da referida escola. A pesquisa foi composta por um bloco de 4 (quatro) aulas, sendo a primeira reservada para a problematização das mídias no cotidiano dos alunos e as demais destinadas para vivências de jogos de celular dos anos 1990 e da primeira e segunda década dos anos 2000, planejadas para a execução no plano “real”, no “chão” da quadra. Como instrumentos de registro das informações em campo, utilizou-se a observação participante e os diários de campo. Ao final das intervenções foi possível perceber que os jogos digitais podem ser grandes aliados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar.

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Biografia do Autor

Jeferson Alves de Sousa, UFNT

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Adriano Lopes de Souza, UFNT

Doutor em Educação Física (UFES). Professor do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT).

Camila Fernanda Pena Pereira, UFMA

Mestra em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba - UPE/UFPB. Professora de Educação Física do Colégio Universitário - COLUN/UFMA.

Mayrhon José Abrantes Farias, UFNT

Doutor em Educação Física (UnB). Professor do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT).

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Publicado

09-11-2023

Como Citar

SOUSA, Jeferson Alves de; SOUZA, Adriano Lopes de; PEREIRA, Camila Fernanda Pena; FARIAS, Mayrhon José Abrantes. “Pensei que ia jogar era no celular, não me mexendo...”: Tematizando os jogos digitais em uma escola pública de Tocantinópolis-TO. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133145. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133145. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3