Educação Física escolar e o Regime Especial de Atividades Não Presenciais

um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133137

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Remoto Emergencial, Regime Especial de Atividades Não Presenciais, Teoria Ator-Rede, Cartografia das Controvérsias

Resumo

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 implicou a suspensão das atividades escolares presenciais e emergência do ensino remoto emergencial. Investigamos como esse ensino, mediante tecnologias digitais da informação e comunicação, produziu associações e controvérsias na disciplina Educação Física em uma escola pública mineira. Empregamos elementos metodológicos da Cartografia de Controvérsias, versão didática da Teoria Ator-Rede, que trata simetricamente atores humanos e não humanos e suas interações em rede. Seguimos rastros deixados por actantes e suas agências na rede sociotécnica investigada e mapeamos três controvérsias emergentes: 1ª) exclusão dos professores da formulação das ações do Regime Especial de Atividades Não Presenciais – REANP e dos Planos de Estudo Tutorados – PET; 2ª) negligência do Estado relativamente à parcela da população sem acesso pleno à Internet; 3ª) má qualidade do PET e diferenças entre a disposição de seus conteúdos e os previstos no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Os resultados sugerem que as ações propostas no REANP apontam para uma concepção de educação, reduzida a simples transmissão de informações, com professores exercendo papel secundário na mediação dos saberes pedagógicos. Ademais, a proposta da SEE/MG para ensino não presencial reafirma a Educação Física como subalterna na hierarquia dos saberes escolares.

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Biografia do Autor

Diego de Sousa Mendes, Universidade Federal de São João del Rei, MG

Professor Adjunto do Departamento das Ciências da Educação Física e da Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (MG) - DCEFS/UFSJ. Doutor em Educação pela UNESP - Campus Presidente Prudente - na linha de pesquisa Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem (2013-2016). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006-2008) na linha de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). 

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Publicado

09-11-2023

Como Citar

FERREIRA JUNIOR, S. E.; MENDES, D. de S. Educação Física escolar e o Regime Especial de Atividades Não Presenciais : um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133137. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133137. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3