A produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs) na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.132437

Resumo

O artigo em tela configura-se como um relato de experiência materializado em formato de palestra para estudantes do curso licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Sergipe. As reflexões apresentadas emergiram de projetos de ensino e pesquisa desenvolvidos e experimentados no ensino médio integrado. Dentre as reflexões apresentadas, foi possível destacar que a produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs), mediada por um processo sistematizado de ensino, pesquisa, orientação e inovação, se manifesta como uma alternativa viável de apropriação de saberes e aprendizagens dos mais diversos conteúdos escolares. Além disso, facilita a configuração de verdadeiras redes de conhecimento, independendo do nível de ensino, pois adiciona ao processo “temperos pedagógicos” pertinentes, tais como protagonismo, criatividade, curiosidade, prazer e aprendizagem. Produzir e compartilhar REDs deve ser percebido, como uma oportunidade de aprendizagem crítica e progressista, pois agrega a utilização de um instrumento avaliativo não linear e diretivo, contribuindo assim para a experimentação e construção de saberes que não se limitam somente à área da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alison Pereira Batista, IFRN

Doutorado em Educação (2021), Mestrado em Educação (2013), Especialização em Pedagogia do Movimento (2003) e Licenciatura Plena em Educação Física (2002). Seus cursos de graduação e pós- graduação foram promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Parnamirim, desde 2012). 

Marcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996), foi estudante do mestrado na área de Teoria e Prática Pedagógica, no programa de pós-graduação em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Doutor em Educação ProPEd/UERJ. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pai por adoção e nordestino por destino, possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN), na linha de pesquisa em "Estudos pedagógicos sobre o corpo e o movimento humano" e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFRN) na linha de pesquisa ?Educação, comunicação, linguagem e movimento?. -Graduação e Pesquisa em Educação) e ao CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte).

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. A produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs) na Educação Física escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.132437. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/132437. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3