Práticas corporais e intervenção profissional em Educação Física

aproximações com o campo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.131890

Palavras-chave:

Práticas corporais, Intervenção profissional, Educação Física, escola

Resumo

Esta pesquisa é oriunda de debates e formações realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), dentro da área de conhecimento da Educação Física, cumprindo parte dos planos de trabalho “Produção de conhecimento sobre corpo no âmbito da Educação Física escolar” e “Produção de conhecimento sobre práticas corporais no âmbito da Educação Física escolar”. Quanto ao objetivo, o presente estudo buscou compreender as possibilidades de o conceito de práticas corporais contribuir para a intervenção profissional em Educação Física, especialmente no campo escolar. Faz-se uso do ensaio teórico como recurso metodológico para refletir sobre a problemática apresentada, dialogando com dois grandes eixos conceituais, a dizer: corpo e práticas corporais. Aponta-se que esse conceito pode ajudar a projetar intervenções profissionais ampliadas, críticas, inclusivas e reflexivas com esportes, jogos, ginásticas, exercícios físicos, acrobacias, lutas etc., já que a noção de práticas corporais busca superar concepções fragmentadas do movimento humano, bem como certos isolamentos que colocam a intervenção profissional em Educação Física ligada somente aos aspectos naturais do corpo, ou até mesmo no âmbito da cultura, sem conexão com os pontos ligados à saúde e aptidão física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lennon Oliveira Pereira do Vale, Universidade Federal do Pará

Estudante de Graduação do curso de Educação Física do 8º semestre na Universidade Federal do Pará. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UFPA). Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA). 

Diliane do Socorro Maciel Ferreira , Universidade Federal do Pará

Quilombola, graduanda de Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).  Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UFPA). Membra do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA).

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. 

Downloads

Publicado

28-02-2024

Como Citar

DO VALE, L. O. P.; FERREIRA , D. do S. M.; FURTADO , R. S. Práticas corporais e intervenção profissional em Educação Física: aproximações com o campo escolar . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.131890. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131890. Acesso em: 23 abr. 2025.