Práticas corporais e intervenção profissional em Educação Física
aproximações com o campo escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.131890Palavras-chave:
Práticas corporais, Intervenção profissional, Educação Física, escolaResumo
Esta pesquisa é oriunda de debates e formações realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), dentro da área de conhecimento da Educação Física, cumprindo parte dos planos de trabalho “Produção de conhecimento sobre corpo no âmbito da Educação Física escolar” e “Produção de conhecimento sobre práticas corporais no âmbito da Educação Física escolar”. Quanto ao objetivo, o presente estudo buscou compreender as possibilidades de o conceito de práticas corporais contribuir para a intervenção profissional em Educação Física, especialmente no campo escolar. Faz-se uso do ensaio teórico como recurso metodológico para refletir sobre a problemática apresentada, dialogando com dois grandes eixos conceituais, a dizer: corpo e práticas corporais. Aponta-se que esse conceito pode ajudar a projetar intervenções profissionais ampliadas, críticas, inclusivas e reflexivas com esportes, jogos, ginásticas, exercícios físicos, acrobacias, lutas etc., já que a noção de práticas corporais busca superar concepções fragmentadas do movimento humano, bem como certos isolamentos que colocam a intervenção profissional em Educação Física ligada somente aos aspectos naturais do corpo, ou até mesmo no âmbito da cultura, sem conexão com os pontos ligados à saúde e aptidão física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.