A implantação do muay thai como possibilidade educativa na educação física escolar

Autores

  • Keith Sato Urbinati Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Luisa Freitas de Medeiros Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Marcelo Alberto de Oliveira University of São Paulo - USP http://orcid.org/0000-0001-8555-3605

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.131347

Resumo

A unidade temática de lutas na educação física escolar foca as disputas corporais, com emprego de técnicas e estratégias específicas por meio de ações de ataque e defesa. É interessante o contato com lutas de diversos países do mundo, como o muay thai. O objetivo foi analisar o desenvolvimento de uma proposta de trabalho com o muay thai. O estudo foi aplicado em duas turmas de quinto ano do fundamental 1, durante um bimestre, com aulas semanais de muay thai na educação física escolar, totalizando a aplicação de 8 planos de aula. Foi desenvolvida e aplicada uma ficha avaliativa nas aulas 1, 5 e 8; bem como foi realizada análise notacional com parecer descritivo de todas as aulas. O projeto apresentou resultados predominantemente positivos. As aulas tiveram grande índice de aceitação e participação efetiva dos estudantes, o que leva a concluir que há grandes possibilidades de se trabalhar com essa modalidade de luta com a faixa etária em questão. Houve dissociação da prática de muay thai da violência. Os estudantes se apropriaram dos elementos histórico culturais e técnicos da modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keith Sato Urbinati, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doctorate and Master in Health Technology, PUCPR; Master in Human Movement Sciences, UDESC; Full Degree in Physical Education, UFPR. Adjunct Professor at the School of Medicine and Life Sciences at PUCPR. She served as a teacher for the city of Curitiba / PR between 2006 and 2012.

Luisa Freitas de Medeiros, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Degree in Physical Education, PUCPR; student in pharmacy, UFPR. She served as a teacher at the city of Piraquara / PR between 2011 and 2016.

Marcelo Alberto de Oliveira, University of São Paulo - USP

PhD student in Education at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Ribeirão Preto, University of São Paulo (FFCLRP-USP); Master in Science from the School of Physical Education and Sport at USP (EEFE-USP); Degree in Physical Education from the Federal University of Paraná (UFPR); Scholarship Researcher at the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES); Member of the Study and Research Group on Sociocultural and Pedagogical Aspects of Sport (GEPESPE-USP); Former Substitute Professor at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR); At the University of Tsukuba (Japan), he studied International Development through Sport; 1st Dan Black Belt in Shotokan Karate; He served as a sports coach in university Karate teams: UFPR (2015-2016), USP (2019-2020) and SanFran-USP (2019-2021). He has research in the line of sociocultural studies of sport, especially on Karate. He is currently studying the sporting trajectory of athletes from the Brazilian Karate team. Co-author of the book 'Diário de Karateca'

Downloads

Publicado

27-07-2023

Como Citar

URBINATI, Keith Sato; MEDEIROS, Luisa Freitas de; OLIVEIRA, Marcelo Alberto de. A implantação do muay thai como possibilidade educativa na educação física escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.131347. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131347. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 2