A implantação do muay thai como possibilidade educativa na educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.131347Resumo
A unidade temática de lutas na educação física escolar foca as disputas corporais, com emprego de técnicas e estratégias específicas por meio de ações de ataque e defesa. É interessante o contato com lutas de diversos países do mundo, como o muay thai. O objetivo foi analisar o desenvolvimento de uma proposta de trabalho com o muay thai. O estudo foi aplicado em duas turmas de quinto ano do fundamental 1, durante um bimestre, com aulas semanais de muay thai na educação física escolar, totalizando a aplicação de 8 planos de aula. Foi desenvolvida e aplicada uma ficha avaliativa nas aulas 1, 5 e 8; bem como foi realizada análise notacional com parecer descritivo de todas as aulas. O projeto apresentou resultados predominantemente positivos. As aulas tiveram grande índice de aceitação e participação efetiva dos estudantes, o que leva a concluir que há grandes possibilidades de se trabalhar com essa modalidade de luta com a faixa etária em questão. Houve dissociação da prática de muay thai da violência. Os estudantes se apropriaram dos elementos histórico culturais e técnicos da modalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.