Reflexões e discussões sobre as Lutas segundo a Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.131328Resumo
A nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) determina a presença das lutas, artes marciais e esportes de combate no escopo dos conteúdos da Educação Física Escolar do terceiro ano do ensino fundamental até os anos finais, podendo ser ampliado para o ensino médio. Assim sendo, estes conteúdos foram divididos em quatro blocos: a) lutas comunitárias; b) lutas indígenas e afro-brasileiras; c) lutas do Brasil e d) lutas do mundo. Considerando o objetivo e amplitude desses conteúdos que ultrapassam o ato de lutar, pois se estende ao ato de forma seres humanos, esse artigo vem apresentar estes quatro blocos e as suas possibilidades de trabalho com os alunos nas escolas, seja através de atividades psicomotoras, jogos de luta, modalidades específicas ou conteúdos teóricos reflexivos vindos tanto das ciências humanas, das ciências biológicas e ciências exatas que permitem aos “alunos”, através das lutas, artes marciais e esportes de combate, adquirirem habilidades e competências desde a prática corporal como defesa-pessoal, autoconhecimento e prevenção-promoção da saúde ou o autocuidado até a transferência dos princípios, conhecimentos e valores das mesmas para a vida em sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.