Reflexões e discussões sobre as Lutas segundo a Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.131328

Resumo

A nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) determina a presença das lutas, artes marciais e esportes de combate no escopo dos conteúdos da Educação Física Escolar do terceiro ano do ensino fundamental até os anos finais, podendo ser ampliado para o ensino médio. Assim sendo, estes conteúdos foram divididos em quatro blocos: a) lutas comunitárias; b) lutas indígenas e afro-brasileiras; c) lutas do Brasil e d) lutas do mundo. Considerando o objetivo e amplitude desses conteúdos que ultrapassam o ato de lutar, pois se estende ao ato de forma seres humanos, esse artigo vem apresentar estes quatro blocos e as suas possibilidades de trabalho com os alunos nas escolas, seja através de atividades psicomotoras, jogos de luta, modalidades específicas ou conteúdos teóricos reflexivos vindos tanto das ciências humanas, das ciências biológicas e ciências exatas que permitem aos “alunos”, através das lutas, artes marciais e esportes de combate, adquirirem habilidades e competências desde a prática corporal como defesa-pessoal, autoconhecimento e prevenção-promoção da saúde ou o autocuidado até a transferência dos princípios, conhecimentos e valores das mesmas para a vida em sociedade.

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Biografia do Autor

Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Universidade de Vassouras / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Brasileiro e português. Doutor em Ciências do Desporto (UP / Portugal). Integra o Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D) e ainda o Grupo de Psicofisiologia e Performance em Esportes & Combates (UFRJ). Mestre em Ciências da Atividade Física e Licenciado Pleno em Educação Física (UNIVERSO / Brasil). Membro da Câmara de Lutas e Artes Marciais e da Comissão de Professores de Niterói e Adjacências do CREF-1. Ex-Diretor da Federação de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro (FKFERJ). Professor (Faixa Preta) em 6 estilos de Kung-Fu. Professor de cursos de Licenciatura e Bacharel em Educação Física em universidades no Estado do Rio de Janeiro. Estuda as Artes Marciais em suas diversas áreas de atuação, os Jogos Olímpicos (Olimpismo), a Filosofia e Sociologia dos Esportes incluindo seus valores éticos, morais, estéticos e educacionais, Jogos e Recreação Lúdica, História do Desporto, Terapias Holísticas, Massagens e Meditações. Instrutor de Pilates e Dança. Atua também com Terapias Holísticas e Massagens.

Fabio José Cardias-Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Professor na UFMA-Imperatriz. Estágio Pós-Doutoral na FFLCH-USP, Doutorado em Educação pela FE-USP, Mestrado em Saúde e Ciências do Esporte pela Universidade de Tsukuba-Japão, Mestrado em Educação Física pela EEFE-USP, Formação(Clínica) e Bacharelado(Pesquisa) em Psicologia pela UFPA-Belém.

Paulo Ricardo Gayer Pereira da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Fisica pela UNIFEBE - Brusque - SC; Especialista em Psicomotricidade Humana pla Universidade Barão do Mauá - SP; Licenciado em Filosofia pela UFSC; Mestre em Educação Física pela UFSC; Professor de Educação Fisica e Filosofia na rede Estadual de Santa Catatina- Brusque - SC; Professor de Educação Física e Filosofia na rede Municipal da Brusque - SC.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; CARDIAS-GOMES, Fabio José; COSTA, Paulo Ricardo Gayer Pereira da. Reflexões e discussões sobre as Lutas segundo a Base Nacional Comum Curricular. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.131328. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131328. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 2