Do modelo clássico de esportivização ao caso do MMA
implicações para a Educação Física escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.131302Resumo
Este trabalho é oriundo de estudos a respeito da “Produção de conhecimento sobre as Artes Marciais Mistas no âmbito da Educação Física Brasileira”, ocorridos por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA). Enquanto objetivo, buscou compreender as nuances históricas e contemporâneas que envolvem o conceito de esportivização, bem como suas implicações para a Educação Física escolar. Para esse propósito, aplicou-se em sua metodologia o recurso de ensaio teórico, utilizando-se de fontes bibliográficas para embasar os conceitos propostos (SEVERINO, 2016). Assim, a reflexão sugerida é baseada em um conjunto de estudos dos campos da Educação Física e Sociologia do esporte. Identificou-se a presença de duas manifestações da noção de esportivização ao longo da história da produção de conhecimento sobre esporte, uma ligada às ideias de meritocracia e igualdade de oportunidades e, outra de base eminentemente mercadológica e guiada pela projeção do espetáculo esportivo, como ocorre nas Artes Marciais Mistas (MMA). Assim, indica-se que esses processos e suas implicações socioculturais devem ser tematizados nas aulas de Educação Física escolar, inclusive por via de aproximações teóricas entre os temas das lutas e dos esportes.
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