Do modelo clássico de esportivização ao caso do MMA

implicações para a Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.131302

Resumo

Este trabalho é oriundo de estudos a respeito da “Produção de conhecimento sobre as Artes Marciais Mistas no âmbito da Educação Física Brasileira”, ocorridos por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA). Enquanto objetivo, buscou compreender as nuances históricas e contemporâneas que envolvem o conceito de esportivização, bem como suas implicações para a Educação Física escolar. Para esse propósito, aplicou-se em sua metodologia o recurso de ensaio teórico, utilizando-se de fontes bibliográficas para embasar os conceitos propostos (SEVERINO, 2016). Assim, a reflexão sugerida é baseada em um conjunto de estudos dos campos da Educação Física e Sociologia do esporte. Identificou-se a presença de duas manifestações da noção de esportivização ao longo da história da produção de conhecimento sobre esporte, uma ligada às ideias de meritocracia e igualdade de oportunidades e, outra de base eminentemente mercadológica e guiada pela projeção do espetáculo esportivo, como ocorre nas Artes Marciais Mistas (MMA). Assim, indica-se que esses processos e suas implicações socioculturais devem ser tematizados nas aulas de Educação Física escolar, inclusive por via de aproximações teóricas entre os temas das lutas e dos esportes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar da Silva Cardoso, Universidade Federal do Pará

Estudante de graduação do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC-UFPA). Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CÂE -UFPA).

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia na gestão 2021/2023.  

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

CARDOSO, J. C. da S.; FURTADO, R. S. Do modelo clássico de esportivização ao caso do MMA: implicações para a Educação Física escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.131302. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131302. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 2