Que literatura para a ERER? Que ERER para a literatura?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.131276Resumo
O presente artigo tematiza a relação entre as literaturas de autoria negra que circulam pelas escolas e o projeto da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). A hipótese é que os critérios de seleção dessas obras literárias ainda carecem de uma observação crítica e reflexiva acerca das possibilidades de questionamento ao problema do racismo que essa literatura pode expressar. Assim, o objetivo é problematizar o histórico das literaturas de autoria negra no espaço escolar e as condições da sua inserção na escola no momento histórico atual. Para tanto, observa-se o percurso que as literaturas de autoria negra percorreram no Brasil ao longo da segunda metade do século XX e início do século XXI para que finalmente chegassem à escola com as garantias apresentadas pela lei 10.639/2003. A lei significa um ponto de virada e implica uma discussão profunda acerca de qual literatura é a mais apropriada para cumprir com os objetivos propostos pelo projeto da ERER.
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