Que literatura para a ERER? Que ERER para a literatura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.131276

Resumo

O presente artigo tematiza a relação entre as literaturas de autoria negra que circulam pelas escolas e o projeto da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). A hipótese é que os critérios de seleção dessas obras literárias ainda carecem de uma observação crítica e reflexiva acerca das possibilidades de questionamento ao problema do racismo que essa literatura pode expressar. Assim, o objetivo é problematizar o histórico das literaturas de autoria negra no espaço escolar e as condições da sua inserção na escola no momento histórico atual. Para tanto, observa-se o percurso que as literaturas de autoria negra percorreram no Brasil ao longo da segunda metade do século XX e início do século XXI para que finalmente chegassem à escola com as garantias apresentadas pela lei 10.639/2003. A lei significa um ponto de virada e implica uma discussão profunda acerca de qual literatura é a mais apropriada para cumprir com os objetivos propostos pelo projeto da ERER.

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Biografia do Autor

Thiago Martins Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Letras pelo Porgrama de Pós-Graduação em Letras - UFRGS. Licenciado em Letras - Português/Espanhol pela UFRGS. Professor na Educação Básica. 

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Publicado

11-09-2023

Como Citar

RODRIGUES, Thiago Martins. Que literatura para a ERER? Que ERER para a literatura?. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.131276. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131276. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1