O Mulato, de Aluísio Azevedo e Água de Barrela, de Eliana Alves Cruz

um estudo de caso da literatura afro-brasileira com vistas à leitura literária na Educação Básica à luz dos conceitos de “estigmatização” e de “agência histórica”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.131265

Resumo

Na presente produção, através de uma metodologia de estudos bibliográficos, o objetivo é analisar duas obras da literatura nacional de diferentes períodos literários: O Mulato, Azevedo (2020) e Água de Barrela, Cruz (2018), sendo a primeira do período do Naturalismo e a segunda parte do período atual, ou seja, da literatura contemporânea. Nelas, através dos conceitos de “estigmatização” - Bhabha (1998) e Holanda (1995) - e de “agência histórica” - Zelnik (2015), o foco é destacar como foram retratadas as personagens negras - tanto no que diz respeito ao enredo da obra quanto no que tange à técnica de escrita dos respectivos autores, de diferentes origens étnicas. Com isso, espera-se demonstrar a importância da leitura contextualizada e da comparação sobre a maneira como diferentes períodos literários e diferentes autores retrataram a história de pessoas negras em nosso país. Por fim, a conclusão resgata a relevância desta análise para o ensino de literatura na Educação Básica e para a construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.

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Biografia do Autor

Augusto Casoni Quinellato, UFRGS

Discente de Letras Português e Espanhol na UFRGS. Bolsista PIBIC.

Adauto Locatelli Taufer, UFRGS

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS-2007) e doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS-2011). Atua como docente e como integrante da equipe de coordenação no Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica (IL/UFRGS e CAp/UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS-2019/2020), na linha de pesquisa da Teoria Literária e da Escrita Criativa. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e de Literatura do Colégio de Aplicação (UFRGS).

Márcia Cristina Roque, UFRGS

Doutora em Letras, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

QUINELLATO, A. C.; TAUFER, A. L.; ROQUE, M. C. O Mulato, de Aluísio Azevedo e Água de Barrela, de Eliana Alves Cruz: um estudo de caso da literatura afro-brasileira com vistas à leitura literária na Educação Básica à luz dos conceitos de “estigmatização” e de “agência histórica”. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.131265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131265. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1