Teatro e cultura negra no Colégio de Aplicação da UFRGS em situação de isolamento social

Autores

  • Edilaine Ricardo Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Colégio de Aplicação

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.130905

Resumo

O presente relato apresenta a experiência sobre o desenvolvimento do trabalho da área do conhecimento específica de Teatro, direcionado às turmas do oitavo ano do Colégio de Aplicação da UFRGS, ao longo do primeiro semestre de 2020, ou seja, no momento inicial do isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19. O texto enfatiza a descrição das atividades propostas às(aos) discentes, compartilha as referências artísticas utilizadas na proposição das tarefas, expõe as dúvidas e manifesta as impressões da professora sobre as devolutivas das(dos) estudantes e sobre o andamento do processo de ensino/aprendizagem, de modo geral. Os procedimentos didático-pedagógicos aqui narrados tiveram como premissa suleadora o cultivo de referências da cultura negra, como forma de dialogar com a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Conclui-se que, mesmo ante uma situação excepcional, foi possível desenvolver de modo bem-sucedido as propostas pedagógicas adaptadas ao cenário apresentado, processo desafiador tanto para docentes quanto para as(os) estudantes.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Ricardo Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Colégio de Aplicação

Departamento de Expressão e Movimento, área de Teatro.

Referências

ALC NTARA, Celina Nunes de; MACHADO, Edilaine Ricardo. Vozes inauditas em currículo colonizado. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/

view/106509/60951. Acesso em: 01 dez. 2021.

ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.

AZEVEDO, Ricardo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2006

BARBOSA, Ana Mae. Entrevista. Globo Educação, 16 jun. 2012. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/06/abordagem-triangular-25-anos-de-contribuicao-para-o-ensino-da-arte.html. Acesso em: 21 set. 2021.

BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 02 jul. 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. MEC: Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília, out. 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MACHADO, Edilaine Ricardo (Dedy Ricardo). O cultivo de referências negras e a educação antirracista. In: Jornal da Universidade, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 6 de agosto de 2020. Disponível em https://www.ufrgs.br/jornal/o-cultivo-de-referencias-negras-e-a-educacao-antirracista/ . Acesso em: 07 de abril de 2024.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Downloads

Publicado

28-05-2024

Como Citar

RICARDO MACHADO, E. Teatro e cultura negra no Colégio de Aplicação da UFRGS em situação de isolamento social. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.130905. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/130905. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência