Teatro e cultura negra no Colégio de Aplicação da UFRGS em situação de isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.130905Resumo
O presente relato apresenta a experiência sobre o desenvolvimento do trabalho da área do conhecimento específica de Teatro, direcionado às turmas do oitavo ano do Colégio de Aplicação da UFRGS, ao longo do primeiro semestre de 2020, ou seja, no momento inicial do isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19. O texto enfatiza a descrição das atividades propostas às(aos) discentes, compartilha as referências artísticas utilizadas na proposição das tarefas, expõe as dúvidas e manifesta as impressões da professora sobre as devolutivas das(dos) estudantes e sobre o andamento do processo de ensino/aprendizagem, de modo geral. Os procedimentos didático-pedagógicos aqui narrados tiveram como premissa suleadora o cultivo de referências da cultura negra, como forma de dialogar com a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Conclui-se que, mesmo ante uma situação excepcional, foi possível desenvolver de modo bem-sucedido as propostas pedagógicas adaptadas ao cenário apresentado, processo desafiador tanto para docentes quanto para as(os) estudantes.
Downloads
Referências
ALC NTARA, Celina Nunes de; MACHADO, Edilaine Ricardo. Vozes inauditas em currículo colonizado. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/
view/106509/60951. Acesso em: 01 dez. 2021.
ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.
AZEVEDO, Ricardo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2006
BARBOSA, Ana Mae. Entrevista. Globo Educação, 16 jun. 2012. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/06/abordagem-triangular-25-anos-de-contribuicao-para-o-ensino-da-arte.html. Acesso em: 21 set. 2021.
BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 02 jul. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. MEC: Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília, out. 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MACHADO, Edilaine Ricardo (Dedy Ricardo). O cultivo de referências negras e a educação antirracista. In: Jornal da Universidade, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 6 de agosto de 2020. Disponível em https://www.ufrgs.br/jornal/o-cultivo-de-referencias-negras-e-a-educacao-antirracista/ . Acesso em: 07 de abril de 2024.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.