Tematização da Luta Marajoara nas aulas de educação física escolar

indícios de uma pedagogia crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.130740

Resumo

O objetivo do presente estudo foi relatar a experiência de um professor de educação física em uma turma do 3° ano do ensino médio com o tema da Luta Marajoara. O projeto político-pedagógico foi desenvolvido em uma escola pública do município de Campos Sales/CE. Ao analisar o projeto desenvolvido, foi possível identificar indícios de uma pedagogia crítica que sustentou as atividades de ensino realizadas com os alunos e as alunas sobre a temática. Essa realidade se evidenciou por conta da tematização dessa prática corporal a partir da problematização de aspectos históricos, sociais, políticos e midiáticos que atravessam essa modalidade de luta. Por fim, é possível mencionar que as lutas podem ser tematizadas e problematizadas nas aulas de educação física de forma crítica e dialogada, possibilitando que todos e todas realizem uma leitura crítica do mundo sobre práticas da cultura corporal brasileiras, descolonizando o currículo e construindo uma sociedade mais equitativa, justa e diversa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor efetivo sa Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/UECE) e do Grupo de Estudo em Sociologia do Esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre a Educação Física escolar e sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da educação física.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

LIMA, George Almeida; JUCÁ, Luan Gonçalves; FERREIRA, Heraldo Simões; MALDONADO, Daniel Teixeira. Tematização da Luta Marajoara nas aulas de educação física escolar: indícios de uma pedagogia crítica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.130740. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/130740. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 2