"Professora, por que estamos sem recreio?"
O direito à participação das crianças na escola de ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.130624Resumo
O mote central deste artigo é problematizar o direito de participação das crianças na escola de Ensino Fundamental. Para tal, assume a concepção de que as crianças são sujeitos de direitos e, por isso, necessitam ter escuta e voz nas instituições, exercitando uma convivência democrática. O campo de pesquisa engloba uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A produção de dados envolve registros escritos, desenhos, fotografias e conversas realizadas com as crianças no decorrer de um estágio curricular obrigatório no Ensino Fundamental, realizado a partir do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). As análises indicam que as crianças se indagam, se posicionam e contribuem qualitativamente para a democracia escolar quando são vistas e consideradas, efetivamente, como sujeitos de direito à participação nas diferentes instâncias da instituição escolar.
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