"Professora, por que estamos sem recreio?"

O direito à participação das crianças na escola de ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.130624

Resumo

O mote central deste artigo é problematizar o direito de participação das crianças na escola de Ensino Fundamental. Para tal, assume a concepção de que as crianças são sujeitos de direitos e, por isso, necessitam ter escuta e voz nas instituições, exercitando uma convivência democrática. O campo de pesquisa engloba uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A produção de dados envolve registros escritos, desenhos, fotografias e conversas realizadas com as crianças no decorrer de um estágio curricular obrigatório no Ensino Fundamental, realizado a partir do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). As análises indicam que as crianças se indagam, se posicionam e contribuem qualitativamente para a democracia escolar quando são vistas e consideradas, efetivamente, como sujeitos de direito à participação nas diferentes instâncias da instituição escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Ribeiro dos Santos Móre, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade em Bagé.

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Pedagogias Contemporâneas (Uergs/CNPq) e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS). 

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

MÓRE, Letícia Ribeiro dos Santos; CAMOZZATO, Viviane Castro. "Professora, por que estamos sem recreio?": O direito à participação das crianças na escola de ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.130624. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/130624. Acesso em: 11 ago. 2025.