Gestão escolar e encontros empáticos na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.130484Resumo
O estudo, excerto de dissertação, se debruçou sobre a temática da gestão escolar objetivando descrever os elementos que fragilizam a gestão democrática na Escola Pública, tendo como eixo norteador as relações que se dão entre os membros de uma equipe diretiva e os professores da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal pública, no Vale do Paranhana, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. De cunho sociológico, amparou-se nos teóricos Zygmunt Bauman e Richard Sennett com os conceitos de ‘Sociedade de Consumo Líquido-Moderna’ e de ‘empatia dialógica’. Através de abordagem qualitativa-participante, apresentou os resultados com base nas coletas e análises das escritas das dez professoras participantes. Priorizou dialogar com as práticas educacionais que almejam para as relações felizes e empáticas e que rompam com as práticas líquido-modernas. O produto educacional – ‘Os 10 (Des)Mandamentos para a gestão de encontros empáticos na Escola Pública’ –, reflete a socialização da pesquisa.
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