Gestão escolar e encontros empáticos na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.130484

Resumo

O estudo, excerto de dissertação, se debruçou sobre a temática da gestão escolar objetivando descrever os elementos que fragilizam a gestão democrática na Escola Pública, tendo como eixo norteador as relações que se dão entre os membros de uma equipe diretiva e os professores da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal pública, no Vale do Paranhana, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. De cunho sociológico, amparou-se nos teóricos Zygmunt Bauman e Richard Sennett com os conceitos de ‘Sociedade de Consumo Líquido-Moderna’ e de ‘empatia dialógica’. Através de abordagem qualitativa-participante, apresentou os resultados com base nas coletas e análises das escritas das dez professoras participantes. Priorizou dialogar com as práticas educacionais que almejam para as relações felizes e empáticas e que rompam com as práticas líquido-modernas. O produto educacional – ‘Os 10 (Des)Mandamentos para a gestão de encontros empáticos na Escola Pública’ –, reflete a socialização da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGED/MP) Mestrado Profissional de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / UERGS - Litoral Norte. Especialista em Supervisão e Orientação Educacional, pela Faculdade São Luís. Especialista em Gestão Educacional, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Especialista em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade Dom Bosco/IEB.

Maria Cristina Schefer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Doutora em Educação/ UNISINOS; com estágio Pós-Doutoral no Mestrado em Relações Internacionais da Universidade da Beira Interior- Cátedra Sociologia da Educação (UBI) - Covilhã/ Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Diversidade Étnico-Racial e Direitos Humanos (GEDERDH/Uergs- CNPq). Integra a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH-RS).

Downloads

Publicado

13-09-2023

Como Citar

FÉLIX, C. M. C.; SCHEFER, M. C. Gestão escolar e encontros empáticos na escola pública . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.130484. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/130484. Acesso em: 1 jul. 2025.