Tensões, aprendizagens e reflexões no trato com as lutas na escola

relato de uma experiência de autoformação no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.130380

Resumo

te estudo trata-se de um relato de experiência com o conteúdo lutas em aulas de Educação Física no Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Como objetivo central deste estudo, buscamos apresentar algumas reflexões provenientes de tensões teórico-práticas entre certos conceitos estabelecidos no campo acadêmico, tais como: lutas, artes marciais e esportivização e manifestações como a Luta marajoara, o Huka-huka e as Artes Marciais Mistas (MMA). Metodologicamente, com base na perspectiva do trabalho intelectual concebido como artesanato oriundo da imbricação formativa entre experiências de vida, profissionais e teóricas (MILLS, 2009), partimos do confronto entre fontes empíricas de nossas atividades de ensino, junto com uma literatura especializada dos campos da Educação Física, Lutas e Sociologia do esporte. Do ponto de vista das principais aprendizagens produzidas junto aos estudantes, pontuamos que: 1) A luta marajoara e o huka-huka transcendem o conceito clássico de lutas, ainda que estejam englobados nele, mas, a explicação aprofundada dessas práticas culturais necessita explorar os contextos e o simbolismos presentes nessas manifestações. 2) O MMA se apresenta como uma esportivização de novo tipo, sendo o conceito clássico de esportivização produzido no âmbito da Sociologia do esporte do século 20 insuficiente para explicar esse fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia na gestão 2021/2023. Atua como Revisor/Parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS), Educación Física y Deporte (EFYD), Olhares & Trilhas (UFU), Conexões (UNICAMP), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE) e Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, desenvolve orientações, estudos e investigações na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas e Teorias Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

FURTADO, Renan Santos. Tensões, aprendizagens e reflexões no trato com as lutas na escola: relato de uma experiência de autoformação no Ensino Médio . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.130380. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/130380. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 2