“Então vamos aprender a brigar, tio?”

Tematizando as lutas em uma escola pública de tempo integral no município de Porto Franco - Ma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.130365

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender o ponto de vista de crianças do 4o ano do ensino fundamental de uma escola pública de tempo integral na cidade de Porto Franco - MA, acerca das lutas. Participaram da pesquisa um total de 27 crianças, com faixa etária entre 9 e 10 anos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de campo de caráter transversal e interventivo, dividida em duas etapas: 1) realização de uma roda de conversa e elaboração de desenhos temáticos, como forma de mapear compreensões introdutórias desses sujeitos em relação às lutas; 2) realização de um bloco de 6 (seis) intervenções com o conteúdo lutas na escola, a partir de jogos de oposição. A análise qualitativa dos registros de campo nos permitiu perceber que a compreensão inicial das crianças acerca das lutas, em larga medida, era composta por uma associação com condutas violentas, apreendidas no cotidiano, dentro e fora da escola, além do forte apelo midiático. Concluímos, a partir das intervenções, que a distorção na representação das lutas e a associação com a temática violência, antes apresentada pelas crianças, foi ressignificada após a vivência das atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelvin Jhonn Dos Santos Neves, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Porto Franco - Maranhão.

Bruno Fernandes Antunez, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Mestre em Atividade Física e Desempenho (UFPEL); Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT).

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT).

Mayrhon José Abrantes Farias, UFNT

Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB); Vice-líder do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT).

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

DOS SANTOS NEVES, K. J.; FERNANDES ANTUNEZ, B. .; LOPES DE SOUZA, A. .; JOSÉ ABRANTES FARIAS, M. “Então vamos aprender a brigar, tio?” : Tematizando as lutas em uma escola pública de tempo integral no município de Porto Franco - Ma. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.130365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/130365. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 2