Apropriação de conhecimentos botânicos na ampliação de um herbário didático
um relato de experiências
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.130125Resumo
Este estudo trata-se de um relato de experiências vivenciadas na execução das atividades do projeto “Ampliação do acervo do herbário didático do Colégio Estadual Murilo Braga, Itabaiana, Sergipe”, que teve como objetivos apresentar aos discentes bolsistas as técnicas de coleta e herborização de material botânico; familiarizar os estudantes com a dinâmica de um herbário científico; ampliar o conhecimento sobre as espécies vegetais que compõem a flora local; e auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes durante as aulas de botânica. As atividades foram realizadas entre os anos de 2020 e 2021, por duas docentes e por quatro discentes bolsistas do 2º ano do ensino médio, e compreenderam: apresentação de minicurso e ciclo de palestras; atividade “Planta da semana”; coleta, prensagem e secagem do material botânico; identificação científica das espécies; montagem, organização e inserção das exsicatas nos armários do herbário didático. Ao fim desta pesquisa, os objetivos propostos foram alcançados, e 176 exsicatas (140 espécies) foram incorporadas ao acervo do herbário didático. O presente relato contribui com a disseminação da experiência da prática de ensino em botânica. Espera-se que possa despertar o interesse dos discentes pela botânica, e contribuir com a prática docente, transformando a forma de ensinar e aprender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.