Apropriação de conhecimentos botânicos na ampliação de um herbário didático

um relato de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.130125

Resumo

Este estudo trata-se de um relato de experiências vivenciadas na execução das atividades do projeto “Ampliação do acervo do herbário didático do Colégio Estadual Murilo Braga, Itabaiana, Sergipe”, que teve como objetivos apresentar aos discentes bolsistas as técnicas de coleta e herborização de material botânico; familiarizar os estudantes com a dinâmica de um herbário científico; ampliar o conhecimento sobre as espécies vegetais que compõem a flora local; e auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes durante as aulas de botânica. As atividades foram realizadas entre os anos de 2020 e 2021, por duas docentes e por quatro discentes bolsistas do 2º ano do ensino médio, e compreenderam: apresentação de minicurso e ciclo de palestras; atividade “Planta da semana”; coleta, prensagem e secagem do material botânico; identificação científica das espécies; montagem, organização e inserção das exsicatas nos armários do herbário didático. Ao fim desta pesquisa, os objetivos propostos foram alcançados, e 176 exsicatas (140 espécies) foram incorporadas ao acervo do herbário didático. O presente relato contribui com a disseminação da experiência da prática de ensino em botânica. Espera-se que possa despertar o interesse dos discentes pela botânica, e contribuir com a prática docente, transformando a forma de ensinar e aprender.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wedna de Jesus Machado, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Ecologia e Conservação e Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) ambos pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista/Pós-graduada em Educação Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e Professora de Ciências Naturais e Biologia das redes estadual e municipal do magistério público do Estado de Sergipe.

Ana Cecília da Cruz Silva, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe

Doutoranda em rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mestre em Ecologia e Conservação e Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, todos pela Universidade Federal de Sergipe. Docente efetiva da rede pública de ensino de Sergipe (SEDUC) de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

29-08-2023

Como Citar

MACHADO, Wedna de Jesus; SILVA, Ana Cecília da Cruz. Apropriação de conhecimentos botânicos na ampliação de um herbário didático: um relato de experiências. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.130125. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/130125. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência