As aulas de educação física como espaço de ensino-aprendizagem das lutas

uma experiência docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.129898

Resumo

O ensino das lutas, por tradição, é feito por mestres e professores faixas-preta que, em sua maioria, não têm formação em Educação Física (EF) aprendem técnicas da modalidade em suas academias e transmitem para seus alunos tal como aprenderam, muitas vezes sem o devido tratamento pedagógico para os diferentes contextos e personagens destas práticas. Neste artigo, buscamos possibilitar reflexões e discussões acerca do ensino das lutas na escola, oferecendo subsídios teórico-práticos, que foram desenvolvidos baseados em uma experiência, materializada nas aulas de Educação Física (EF) do Ensino Fundamental I de uma escola particular.  Nesta pesquisa, de natureza descritiva e propositiva, utilizamos as observações, os registros produzidos e posteriormente as análises feitas a partir desses registros, para organizar objetivos de aprendizagem, entrelaçados com as competências e habilidades da BNCC em um currículo “vivo”, que possa ser ensinado por qualquer professor de EF e não apenas por aqueles com formação em artes marciais e esportes de combate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Simões Pimentel Gomes, FEF-UNICAMP

É doutora em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP com estágio sanduíche na Université de Toulouse II-França em Didatica dos Esportes de Combate. Mestre na área de concentração Atividade Física Adaptação e Saúde pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP).  Docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Juliana Scarazzato

 Doutora em Educação. 

Débora Jaqueline Farias Fabiani, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Educação Física. Professora da Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas. 

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

GOMES, M. S. P.; SCARAZZATO, J. .; FABIANI, D. J. F. . As aulas de educação física como espaço de ensino-aprendizagem das lutas: uma experiência docente. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.129898. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/129898. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 2