Descrever imagens, ampliar leitura

a audiodescrição nas aulas de educação física do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.129769

Resumo

Esta pesquisa envolve o tema da audiodescrição (AD) como ferramenta pedagógica na escola. Segue os estudos da Linguística (BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2008; VOLOCHÍNOV, 2017) e da Educação Especial (MOTTA, 2016). Objetiva analisar a relevância da utilização da audiodescrição de imagens que retratam expressões corporais vivenciadas em práticas corporais como recurso de ensino-aprendizagem numa perspectiva inclusiva. Com base qualitativa, tem como corpus: 06 aulas do Comitê Paralímpico Brasileiro na plataforma “Movimente-se”; e textos pedagógicos disponibilizados aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental em Educação física, no Colégio de Aplicação da UFPE, 2022 (duas apresentações em slides). Os resultados mostram que a audiodescrição de expressões corporais abarca vocabulário técnico relevante para compreensão dos conceitos e da natureza das atividades a serem executadas. A análise observa que na escola as aulas comportam a diversidade de imagens para compor o conteúdo informativo curricular, contemplando a variedade de gêneros do discurso (fotografia, desenho, vídeo, esquema, etc.), mas essas não são audiodescritas. Com o jargão próprio e a técnica da audiodescrição, foi realizada uma mostra de AD do material didático como indicativo de viabilidade de uso na escola. Defende-se a urgência do recurso à audiodescrição com fins a inclusão e acessibilidade.

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Biografia do Autor

Dra. Adriana Rosa, Universidade Federal de Pernambuco

É professora Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco - Colégio de Aplicação. Possui graduação em Letras pela UFPE, especialização em Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Língua Portuguesa, mestrado e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística, pela mesma universidade. É líder do grupo de pesquisa "Experimentação Pedagógica e Formação de Professores na Educação Básica: Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos" (CNPq).

Dr. José Batista, Universidade Federal de Pernambuco

José Batista de Barros - Professor da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva, em Gestão Educacional, pela Universidade Estadual do Ceará, e em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Europeia de Administração e Marketing-FEPAM. Na UFPE, está lotado no Colégio de Aplicação - CAp/UFPE.

Ms. Roberta Boulitreau, Universidade Federal de Pernambuco

Professora EBTT do Colégio de Aplicação da UFPE, atualmente está no Doutorado em Ciências da Linguagem (PPGCL-UNICAP). Mestre em Educação Física (UPE/UFPB) na linha de Formação Profissional e Prática Pedagógica e Graduada em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE). 

Srta. Gabriela Souza, Universidade Federal de Pernambuco

É estudante do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, 3a série do ensino médio. Atua na iniciação cierntífica como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Referências

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Publicado

10-04-2024

Como Citar

TORRES DA ROSA, A. L.; DE BARROS, J. B.; PASCHOAL BOULITREAU, P. R.; RODRIGUES LINS DE SOUZA, G. P. Descrever imagens, ampliar leitura: a audiodescrição nas aulas de educação física do ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.129769. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/129769. Acesso em: 23 abr. 2025.