Descrever imagens, ampliar leitura
a audiodescrição nas aulas de educação física do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.129769Resumo
Esta pesquisa envolve o tema da audiodescrição (AD) como ferramenta pedagógica na escola. Segue os estudos da Linguística (BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2008; VOLOCHÍNOV, 2017) e da Educação Especial (MOTTA, 2016). Objetiva analisar a relevância da utilização da audiodescrição de imagens que retratam expressões corporais vivenciadas em práticas corporais como recurso de ensino-aprendizagem numa perspectiva inclusiva. Com base qualitativa, tem como corpus: 06 aulas do Comitê Paralímpico Brasileiro na plataforma “Movimente-se”; e textos pedagógicos disponibilizados aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental em Educação física, no Colégio de Aplicação da UFPE, 2022 (duas apresentações em slides). Os resultados mostram que a audiodescrição de expressões corporais abarca vocabulário técnico relevante para compreensão dos conceitos e da natureza das atividades a serem executadas. A análise observa que na escola as aulas comportam a diversidade de imagens para compor o conteúdo informativo curricular, contemplando a variedade de gêneros do discurso (fotografia, desenho, vídeo, esquema, etc.), mas essas não são audiodescritas. Com o jargão próprio e a técnica da audiodescrição, foi realizada uma mostra de AD do material didático como indicativo de viabilidade de uso na escola. Defende-se a urgência do recurso à audiodescrição com fins a inclusão e acessibilidade.
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Referências
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