Lutas, artes marciais e esportes de combate na Educação Física escolar
conhecimento e crenças de professores do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.129722Resumo
O objetivo do estudo foi caracterizar o conhecimento e as crenças relacionadas ao ensino de Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate, entre professores do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. O método de pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória-descritiva, para a coleta de dados utilizou-se um questionário (05 questões), respondido por 38 professores de Educação Física. Os resultados revelam que o conhecimento dos professores sobre as diferenças conceituais é incipiente ou que consideram essa diferenciação irrelevante ou inadequada para o contexto escolar, um baixo número de professores conhece o programa de modalidades de esportes de combate presentes nos Jogos Olímpicos, e sobre as diferentes classificações das Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate encontradas na literatura, há uma prevalência das modalidades tradicionais. Esses dados denotam falhas nos processos formativos, sobretudo na formação inicial. As crenças dos professores sobre a viabilidade de ensinar Lutas no contexto escolar com ou sem experiência prévia, impactam as decisões relacionadas à oferta dessas manifestações como um conteúdo de suas aulas, e influenciam as estratégias metodológicas adotadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.