Lutas, artes marciais e esportes de combate na Educação Física escolar

conhecimento e crenças de professores do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.129722

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar o conhecimento e as crenças relacionadas ao ensino de Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate, entre professores do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. O método de pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória-descritiva, para a coleta de dados utilizou-se um questionário (05 questões), respondido por 38 professores de Educação Física. Os resultados revelam que o conhecimento dos professores sobre as diferenças conceituais é incipiente ou que consideram essa diferenciação irrelevante ou inadequada para o contexto escolar, um baixo número de professores conhece o programa de modalidades de esportes de combate presentes nos Jogos Olímpicos, e sobre as diferentes classificações das Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate encontradas na literatura, há uma prevalência das modalidades tradicionais. Esses dados denotam falhas nos processos formativos, sobretudo na formação inicial. As crenças dos professores sobre a viabilidade de ensinar Lutas no contexto escolar com ou sem experiência prévia, impactam as decisões relacionadas à oferta dessas manifestações como um conteúdo de suas aulas, e influenciam as estratégias metodológicas adotadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Ornelas Almeida, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação Física (UFG) Professor de Educação Física na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Membro do Esporte Lab - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte (UFG). 

Heitor de Andrade Rodrigues, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação Física (UNICAMP). Professor Associado da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFG) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

ALMEIDA, M. O. .; RODRIGUES, H. de A. . Lutas, artes marciais e esportes de combate na Educação Física escolar: conhecimento e crenças de professores do Ensino Médio . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.129722. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/129722. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 2