Entre ABC’s, glórias, pelejas, encontros, desafios
o ensino da Capoeira pela Literatura de Cordel
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.129687Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar um dos recursos potencialmente importantes para a aprendizagem da capoeira: a literatura de cordel, bem como sugerir prática docente à luz desse gênero. Nesse sentido, apresenta aspectos de similaridades e singularidades dessas duas culturas, como ambas serem Patrimônio Imaterial da Humanidade, a Capoeira com a Roda e os Saberes dos Mestres e a Literatura de Cordel com seus textos impressos. Justifica-se por acreditarmos que tanto a capoeira quanto o cordel convergem no que diz respeito as marcas identitárias da região Nordeste. Diferente de outras regiões do Brasil, a nordestina tem na literatura de cordel um importante difusor dos seus fatos, personagens, história e cultura. Assim, esta produção discute temáticas fundantes a Educação pelo olhar da obrigatoriedade do Ensino da Capoeira oriunda da Lei 10.639/2003. Isso inclui uma passagem crítica e reflexiva sobre o daltonismo cultural e a perspectiva monocultural de ensino. Pelas análises dos cordéis foi possível percebemos que essa literatura contribui para descortinar assuntos ainda latentes em nossa cultura como a intolerância religiosa, o preconceito, a discriminação racial, o racismo etc. Em suma, enveredarmos por temas relacionados à história e cultura da capoeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.