Entre ABC’s, glórias, pelejas, encontros, desafios

o ensino da Capoeira pela Literatura de Cordel

Autores

  • Paulo Cesar da Silva Gonçalves Universidade Federal da Bahia Ufba Faced https://orcid.org/0000-0001-5651-6522
  • Bruno Otávio de Lacerda Abrahão Universidade Federal da Bahia Ufba Faced

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.129687

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar um dos recursos potencialmente importantes para a aprendizagem da capoeira: a literatura de cordel, bem como sugerir prática docente à luz desse gênero. Nesse sentido, apresenta aspectos de similaridades e singularidades dessas duas culturas, como ambas serem Patrimônio Imaterial da Humanidade, a Capoeira com a Roda e os Saberes dos Mestres e a Literatura de Cordel com seus textos impressos. Justifica-se por acreditarmos que tanto a capoeira quanto o cordel convergem no que diz respeito as marcas identitárias da região Nordeste. Diferente de outras regiões do Brasil, a nordestina tem na literatura de cordel um importante difusor dos seus fatos, personagens, história e cultura. Assim, esta produção discute temáticas fundantes a Educação pelo olhar da obrigatoriedade do Ensino da Capoeira oriunda da Lei 10.639/2003. Isso inclui uma passagem crítica e reflexiva sobre o daltonismo cultural e a perspectiva monocultural de ensino. Pelas análises dos cordéis foi possível percebemos que essa literatura contribui para descortinar assuntos ainda latentes em nossa cultura como a intolerância religiosa, o preconceito, a discriminação racial, o racismo etc. Em suma, enveredarmos por temas relacionados à história e cultura da capoeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar da Silva Gonçalves, Universidade Federal da Bahia Ufba Faced

Doutorando em Educação Faced/Ufba, linha de pesquisa Educação, Cultura Corporal e Lazer (2019). Membro Pesquisador do Grupo: Cotidiano, Resgate, Pesquisa e Extensão (CORPO). Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos MPEJA (Uneb, 2016). Mestrado em Bioenergia na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC, 2014). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Ufba (2004). Especialista em Psicopedagogia Escolar pela UNC (2001). Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (2000). Pesquisador associado à Anped. Professor do Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira (Ensino Médio e Fundamental). Experiência na área de Letras com ênfase em prática de leitura e produção de textos em cursos Presenciais, Semipresenciais, Híbrida e a Distância. Pesquisa as relações entre Linguagens, Mídias, Multiletramentos, Letramento Digital e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Capoeira, Educação e Literatura de Cordel.

Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal da Bahia Ufba Faced

Bacharel e Licenciado em Educação Física (2002), pela Universidade Federal de Viçosa; Especialista em Filosofia (2006), pela Universidade Federal de Ouro Preto; Mestre (2006) e Doutor (2010), em Educação Física pela Universidade Gama Filho, na área de concentração "Educação Física e Cultura". É professor adjunto do departamento de Educação Física, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona e orienta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA na linha de pesquisa "Lazer, Cultura Corporal e Educação".

Downloads

Publicado

27-07-2023

Como Citar

GONÇALVES, P. C. da S.; ABRAHÃO, B. O. de L. Entre ABC’s, glórias, pelejas, encontros, desafios: o ensino da Capoeira pela Literatura de Cordel . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.129687. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/129687. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 2