Tudo o que queria dizer sobre todas as coisas da existência
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.129432Resumo
Este trabalho tem a intenção de relatar as aulas desenvolvidas no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp-UFRGS) para a disciplina de Estágio de Docência em Português II da Licenciatura em Letras em Língua Portuguesa e sua literatura. O projeto intitulado “Tudo o que eu queria dizer sobre todas as coisas da existência” foi pensado com o propósito de expandir o olhar do alunado para a pluralidade da cultura regional e conduzi-los ao convívio com gêneros textuais para além da funcionalidade comunicativa da língua, isto é, a língua como objeto de ensino-aprendizagem, de criticidade e denúncias. As referências teóricas utilizadas foram: Moura (1976), Antunes (2003, 2007), Foucault (1996), Bakhtin (2013). A metodologia utilizada para a aula contemplou aulas expositivas e dialogadas, contextualizadas com a realidade dos educandos, e momentos práticos para a produção escrita do gênero cordel pelos estudantes e a produção de prática artística de Isogravura, com a componente curricular de Arte, que resultou ao final da prática em um sarau poético, organizado pelos estudantes, para o compartilhamento de suas escritas.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ARRAES, Jarid. Redemoinho em dia quente. 1° Ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, p.30-34. 2019.
ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
MOURA, C. O preconceito de cor na literatura de cordel. São Paulo Editora Resenha Universitária. 1976.
NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.