Relato de experiência no projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva

o protagonismo estudantil nas lutas

Autores

  • Michele Pereira Souza Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos https://orcid.org/0000-0003-0355-2524
  • Mariana Peres Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Ludovino Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.128916

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência com esgrima e boxe vivenciada no projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, a partir dos registros dos(as) estudantes extensionistas nos diários de campo. O referencial teórico que embasa este estudo se apoia em um conceito de  inclusão amplo, processual, dialético e infindável (SAWAIA, 2017; BOOTH; AINSCOW, 2012; SANTOS; FONSECA; MELO, 2009), buscando ampliar a participação efetiva de todos(as) os(as) envolvidos(as) e minimizar exclusões, sejam elas a partir de questões envolvendo gênero, raça, deficiência, habilidade, entre outros marcadores sociais da diferença. A metodologia utilizada neste artigo e no projeto é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Os(as) participantes da pesquisa são estudantes de Ensino Fundamental, turmas de 6° ao 9° ano, com uma média de 35 estudantes por turma. O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foram os diários de campo registrados pelos(as) estudantes extensionistas do projeto. Consideramos que as estratégias pedagógicas inclusivas (diversificação de conteúdos e ensino colaborativo) utilizadas no projeto se mostraram potentes para ampliar a participação dos(as) estudantes, o que reforça a operacionalização do conceito de inclusão que processualmente construímos no nosso cotidiano.

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Biografia do Autor

Michele Pereira Souza Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora adjunta 4 da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física escolar, formação docente e inclusão em educação.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

FONSECA, Michele Pereira Souza; PERES, Mariana; LUDOVINO, Raquel. Relato de experiência no projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva: o protagonismo estudantil nas lutas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.128916. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/128916. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 2