Relato de experiência no projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva
o protagonismo estudantil nas lutas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.128916Resumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência com esgrima e boxe vivenciada no projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, a partir dos registros dos(as) estudantes extensionistas nos diários de campo. O referencial teórico que embasa este estudo se apoia em um conceito de inclusão amplo, processual, dialético e infindável (SAWAIA, 2017; BOOTH; AINSCOW, 2012; SANTOS; FONSECA; MELO, 2009), buscando ampliar a participação efetiva de todos(as) os(as) envolvidos(as) e minimizar exclusões, sejam elas a partir de questões envolvendo gênero, raça, deficiência, habilidade, entre outros marcadores sociais da diferença. A metodologia utilizada neste artigo e no projeto é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Os(as) participantes da pesquisa são estudantes de Ensino Fundamental, turmas de 6° ao 9° ano, com uma média de 35 estudantes por turma. O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foram os diários de campo registrados pelos(as) estudantes extensionistas do projeto. Consideramos que as estratégias pedagógicas inclusivas (diversificação de conteúdos e ensino colaborativo) utilizadas no projeto se mostraram potentes para ampliar a participação dos(as) estudantes, o que reforça a operacionalização do conceito de inclusão que processualmente construímos no nosso cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.