Da leitura do mundo à leitura das palavras
a experiência de implementação da Lei nº 11.645/08 através do projeto “Descolonizando Saberes através da Leitura”
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.128898Resumo
O presente relato tem como objetivo compartilhar a experiência de implementação da Lei 11.645/08 numa escola da rede pública de ensino do Estado da Bahia, que aconteceu a partir do projeto intitulado “De(s)colonizando saberes através da leitura”, selecionado e subsidiado pelo Prêmio Jorge Conceição. Relata-se e analisa-se como foram desenvolvidas as etapas do referido projeto, formatadas como oficinas artístico-pedagógicas, que vislumbravam a promoção de uma aprendizagem significativa. O relato resgata a trilha formativa, que teve como eixo estruturante a leitura de obras literárias de autores negros e indígenas, versando sobre a discussão acerca do racismo estrutural que constitui nossa sociedade e os debates sobre a violência sofrida pelos povos indígenas, apresentando através da literatura outras narrativas, outras estéticas e outras representações destes coletivos. Para embasar essa análise, o estudo tem como base teórica autores que discutem a educação para as relações étnico-raciais e aprendizagem significativa. Traçar um projeto educacional, permanecer nele e enxergar seus frutos foi um desafio, mas os resultados percebidos foram extremamente satisfatórios, visto a permanência dos estudantes ao longo do projeto, a execução artística das obras e as problemáticas geradas durante as oficinas.
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