Da leitura do mundo à leitura das palavras

a experiência de implementação da Lei nº 11.645/08 através do projeto “Descolonizando Saberes através da Leitura”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.128898

Resumo

O presente relato tem como objetivo compartilhar a experiência de implementação da Lei 11.645/08 numa escola da rede pública de ensino do Estado da Bahia, que aconteceu a partir do projeto intitulado “De(s)colonizando saberes através da leitura”, selecionado e subsidiado pelo Prêmio Jorge Conceição. Relata-se e analisa-se como foram desenvolvidas as etapas do referido projeto, formatadas como oficinas artístico-pedagógicas, que vislumbravam a promoção de uma aprendizagem significativa. O relato resgata a trilha formativa, que teve como eixo estruturante a leitura de obras literárias de autores negros e indígenas, versando sobre a discussão acerca do racismo estrutural que constitui nossa sociedade e os debates sobre a violência sofrida pelos povos indígenas, apresentando através da literatura outras narrativas, outras estéticas e outras representações destes coletivos. Para embasar essa análise, o estudo tem como base teórica autores que discutem a educação para as relações étnico-raciais e aprendizagem significativa. Traçar um projeto educacional, permanecer nele e enxergar seus frutos foi um desafio, mas os resultados percebidos foram extremamente satisfatórios, visto a permanência dos estudantes ao longo do projeto, a execução artística das obras e as problemáticas geradas durante as oficinas. 

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

GONÇALVES, Débora Gomes; GUSMÃO, Milene Mabel Santos; OLIVEIRA, Saul Lomba Bulhosa; DIAS, Cássia da Silva; OLIVEIRA , Welmo Jesus de. Da leitura do mundo à leitura das palavras: a experiência de implementação da Lei nº 11.645/08 através do projeto “Descolonizando Saberes através da Leitura”. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.128898. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/128898. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1