Grupo de estudos de obras literárias na implementação da lei 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.128801Resumo
A implementação da Lei nº 10.639/2003 se apresenta imprescindível na constituição de uma educação profissional integralizada de caráter humanista, pautada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este artigo traz a análise do projeto de extensão “Escurecendo o pensamento”, desenvolvido em 2021 pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi – GEPQUIN - do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM. Frente aos riscos apresentados pela pandemia da COVID-19, que requereu o isolamento social, o percurso metodológico foi desenvolvido por meio das plataformas virtuais institucionais Google Classroom, Google Meet e Youtube. As atividades assíncronas ocorreram por meio de fóruns quinzenais e o encerramento, de forma síncrona, constituiu-se de participação em eventos, como o da entrevista com o escritor Jeferson Tenório. Os registros nos fóruns apontam para um processo de valorização e autoafirmação da identidade negra. Compreende-se que a realização do projeto constituiu-se numa ação integrada e integradora de formação na temática étnico-racial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.