Revisão sistemática sobre a Educação Física escolar na BNCC

uma temática ainda em escassez

Autores

  • Caio Fernandes Donato Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Luís Mendonça Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari Universidade Salgado de Oliveira & Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0001-8671-7448
  • Rafael Carvalho da Silva Mocarzel Universidade de Vassouras / Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-9480-826X

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.128543

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi criada para colaborar com a educação escolar brasileira. Contudo, após publicada em definitivo, deu-se início ao período pandêmico, que dificultou o direcionamento das propostas elencadas pela BNCC, principalmente no campo da Educação Física Escolar (EFE), onde se trabalha intensamente a cultura corporal do movimento no viés prático e colaborativo. Além disso, publicações sobre ela ainda pareciam escassas. Assim, o objetivo deste trabalho emerge da intenção de engendrar um levantamento bibliográfico apoiado em textos que abordam como tema a BNCC e a EFE, no intento de expor e colocar em pauta a escassez de conteúdo acerca de tais proposições. Metodologicamente, este estudo se apresenta no formato de revisão sistemática. Sendo assim, após a análise dos seis textos que compuseram a dita revisão, foi possível notar de fato a escassez e a carência de material que trate de um tema tão caro. Nesse caso, considerando a importância da BNCC, espera-se que este estudo tenha trazido evidências que o referido tema ainda é pouco estudado, necessitando maiores reflexões sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Fernandes Donato, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Luís Mendonça Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari, Universidade Salgado de Oliveira & Universidade do Porto

Carlos Ferrari é doutor pela Universidade do Porto (UP / FADEUP / PORTUGAL); mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO / PPGCAF / BRASIL); especialista em Ciências do Desporto, especialidade de Desporto, Educação e Cultura, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (UP / FADEUP / PORTUGAL); bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM / BRASIL); licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM / BRASIL). 

Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Universidade de Vassouras / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Brasileiro e português. Doutor em Ciências do Desporto (UP / Portugal). Integra o Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D) e ainda o Grupo de Psicofisiologia e Performance em Esportes & Combates (UFRJ). Mestre em Ciências da Atividade Física e Licenciado Pleno em Educação Física (UNIVERSO / Brasil). Membro da Câmara de Lutas e Artes Marciais e da Comissão de Professores de Niterói e Adjacências do CREF-1. Ex-Diretor da Federação de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro (FKFERJ). Professor (Faixa Preta) em 6 estilos de Kung-Fu. Professor de cursos de Licenciatura e Bacharel em Educação Física em universidades no Estado do Rio de Janeiro. Estuda as Artes Marciais em suas diversas áreas de atuação, os Jogos Olímpicos (Olimpismo), a Filosofia e Sociologia dos Esportes incluindo seus valores éticos, morais, estéticos e educacionais, Jogos e Recreação Lúdica, História do Desporto, Terapias Holísticas, Massagens e Meditações. Instrutor de Pilates e Dança. Atua também com Terapias Holísticas e Massagens.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

DONATO, Caio Fernandes; MOREIRA, João Luís Mendonça; FERRARI, Carlos Eduardo Rafael de Andrade; MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva. Revisão sistemática sobre a Educação Física escolar na BNCC: uma temática ainda em escassez. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.128543. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/128543. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Revisões de Literatura