Metodologia do ensino das lutas esportivas aplicadas no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.128507

Resumo

A Educação Física escolar proporciona diversas vivências para os seus alunos por meio das práticas corporais, sejam elas manifestadas na dança, na ginástica, nos esportes, nas práticas corporais de aventura e nas lutas, sendo estes conteúdos de suma importância para a formação sociocultural do aluno, contribuindo para sua formação como indivíduo para a sociedade. A presente pesquisa apresenta como objetivo investigar qual a metodologia de ensino das lutas esportivas utilizadas pelos professores de educação física do ensino fundamental. Essa pesquisa se caracteriza como aplicada, quantitativa, descritiva e de campo. A amostra do tipo não probabilística por conveniência foi formada por cinco professores de Educação Física do ensino fundamental listados nos colégios estaduais da cidade de Porto União – SC. Os resultados levantados através de um questionário desenvolvido para pesquisa, apontam que a maior parte dos professores utilizam o conteúdo de lutas em suas aulas. Dentre as modalidades citadas estão a capoeira, karatê, taekwondo, boxe, judô, jiu-jitsu e sumô. Quanto à metodologia utilizada, a maior parte utiliza de conteúdos teóricos e práticos sobre o tema. Entretanto, a pesquisa levantou que a frequência de utilização das lutas durante o ano letivo é baixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gemin Vidal, Centro Universitário Vale do Iguaçu

Mestre em desenvolvimento e sociedade (UNIARP); Especialista em treinamento desportivo e personal training (Ugv); Especialista em atividade física e fisiologia do exercício (FUNIP); Especialista em EAD e novas tecnologias (FAEL); Graduado em Educação Física (Ugv). Docente do Centro Universitário Vale do Iguaçu.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

VIDAL, R. G. Metodologia do ensino das lutas esportivas aplicadas no ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.128507. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/128507. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 2