Metodologia do ensino das lutas esportivas aplicadas no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.128507Resumo
A Educação Física escolar proporciona diversas vivências para os seus alunos por meio das práticas corporais, sejam elas manifestadas na dança, na ginástica, nos esportes, nas práticas corporais de aventura e nas lutas, sendo estes conteúdos de suma importância para a formação sociocultural do aluno, contribuindo para sua formação como indivíduo para a sociedade. A presente pesquisa apresenta como objetivo investigar qual a metodologia de ensino das lutas esportivas utilizadas pelos professores de educação física do ensino fundamental. Essa pesquisa se caracteriza como aplicada, quantitativa, descritiva e de campo. A amostra do tipo não probabilística por conveniência foi formada por cinco professores de Educação Física do ensino fundamental listados nos colégios estaduais da cidade de Porto União – SC. Os resultados levantados através de um questionário desenvolvido para pesquisa, apontam que a maior parte dos professores utilizam o conteúdo de lutas em suas aulas. Dentre as modalidades citadas estão a capoeira, karatê, taekwondo, boxe, judô, jiu-jitsu e sumô. Quanto à metodologia utilizada, a maior parte utiliza de conteúdos teóricos e práticos sobre o tema. Entretanto, a pesquisa levantou que a frequência de utilização das lutas durante o ano letivo é baixa.
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