Reflexões da docência em disciplinas de lutas
casos de ensino enquanto técnica investigativa
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.127856Resumo
O objetivo deste estudo é averiguar o ensino de disciplinas de lutas por professores universitários considerando a base de conhecimentos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa dos dados coletados. Como técnica de pesquisa foi utilizado um caso de ensino voltado a temática lutas. Participaram do estudo cinco professores de ensino superior que lecionam disciplinas com a temática lutas em cursos de licenciatura em Educação Física. Foram apresentadas as reflexões dos participantes, possibilitando compreender e dialogar com a literatura sobre as lutas na formação, na atuação profissional e na profissão docente formador dos participantes. Pode-se concluir que a utilização da técnica de casos de ensino pode oportunizar reflexões e pontos de vista distintos sobre assuntos pertencentes a profissão professor, além disso, os resultados apontam para olhares preocupados com a formação de futuros professores, como também para as problemáticas apresentadas (ensino da técnica, escolhas e estratégias pedagógicas, além das transformações da prática). Os professores investigados trouxeram suas experiências marcantes a partir da base de conhecimentos para o ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.