Reflexões da docência em disciplinas de lutas

casos de ensino enquanto técnica investigativa

Autores

  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Viviane Preichardt Duek Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alcides José Scaglia Universidade Estadual de Campinas
  • Amândio Braga Santos Graça Universidade do Porto, Portugal.
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-3552-3437

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.127856

Resumo

O objetivo deste estudo é averiguar o ensino de disciplinas de lutas por professores universitários considerando a base de conhecimentos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa dos dados coletados. Como técnica de pesquisa foi utilizado um caso de ensino voltado a temática lutas. Participaram do estudo cinco professores de ensino superior que lecionam disciplinas com a temática lutas em cursos de licenciatura em Educação Física. Foram apresentadas as reflexões dos participantes, possibilitando compreender e dialogar com a literatura sobre as lutas na formação, na atuação profissional e na profissão docente formador dos participantes. Pode-se concluir que a utilização da técnica de casos de ensino pode oportunizar reflexões e pontos de vista distintos sobre assuntos pertencentes a profissão professor, além disso, os resultados apontam para olhares preocupados com a formação de futuros professores, como também para as problemáticas apresentadas (ensino da técnica, escolhas e estratégias pedagógicas, além das transformações da prática). Os professores investigados trouxeram suas experiências marcantes a partir da base de conhecimentos para o ensino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Movimento Humano. Diretor designado na EMEIEF Profa. Maria Thereza Silveira de Barros Camargo da Prefeitura Municipal de Limeira; e Professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na Faculdade de Americana (FAM). 

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora adjunta do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação Física. Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo pela Universidade Estadual de Campinas.

Amândio Braga Santos Graça, Universidade do Porto, Portugal.

Doutor em Ciências do Desporto. Professor Associado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física. Professora adjunta do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

27-07-2023

Como Citar

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; DUEK, Viviane Preichardt; SCAGLIA, Alcides José; GRAÇA, Amândio Braga Santos; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Reflexões da docência em disciplinas de lutas: casos de ensino enquanto técnica investigativa . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.127856. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/127856. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 2